Bolo de bolacha (saudável e "fit"; com queijo quark e bolacha de aveia)



Esta foi uma receita difícil de acertar. Queria fazer um bolo de bolacha saudável e de baixas calorias, com o tradicional creme moka (creme de manteiga com café). Como de costume, fiz uma pesquisa na net mas não encontrei nada que realmente me convencesse. A solução foi a do costume: fazer eu a minha receita!
Primeiro problema a resolver foi o creme. Não é difícil fazer creme de manteiga saudável, basta usar manteiga de amendoim ou amendoa, que até fica muito bem com café, o problema é que é calórica. Acabei por escolher o queijo quark que, para além de "servir para tudo" é muito pouco calórico.
Depois veio as bolachas. Nada difícil, basta usar bolacha maria integral.
Tudo resolvido e todos os ingredientes em casa (achava eu...), mãos à obra!
Já tinha feito o creme, inicialmente só um bocadinho para testar a quantidade de adoçante e só depois a quantidade necessária para todo o bolo, pus o café a fazer, e fui buscar as bolachas, ou melhor, não fui porque me esqueci de comprar depois de ter feito o salame...
Como já tinha tudo preparado, arrisquei nas de aveia que tinha em maior quantidade. Digo arrisquei-me porque são bolachas com muita fibra o que quer dizer que absorvem muito facilmente os líquidos, neste caso o café. Teria de ter muito cuidado a molhar as bolachas para que não se desfizessem nem "empapassem" muito.
O resultado foi este:
O mais engraçado foi quando os meus filhos viram que eu tinha feito bolo de bolacha sem bolacha maria. Ficaram muito chateados comigo e disseram: "Mama, tu assassinaste a receita do bolo de bolacha".
No fim de comerem estavam completamente rendidos...Até tiraram uma foto do telemóvel deles...
Vão precisar de:
  • 400g de bolacha de aveia
  • 200g de queijo quark 0%mat. gorda
  • 2 colheres de chá de café ou descafeinado instantâneo ou mistura (mokambo)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de mel
  • 1 caneca de café ou descafeinado forte

  1. Misturei o café no queijo e mexi bem até se dissolver. Acrescentei o mel e misturei.
  2. Fiz uma caneca de descafeinado forte sem adoçar (as bolachas e o creme já são doces).
  3. Molhei as bolachas no café sem as deixar lá estar dentro, ou seja, sem as largar da minha mão. É só mergulhar e retirar imediatamente. Como expliquei em cima, as bolachas de aveia têm muita fibra que absorve muito os líquidos. Se deixamos a bolacha muito tempo no café, ela vai desfazer-se de imediato.
  4. Fiz uma fila de bolachas molhadas em café e cobri cada uma com uma colher de chá do creme de queijo e café. Espalhei o creme pelas bolachas.
  5. Fiz camadas sucessivas até terminarem as bolachas.
  6. Cobri com o restante creme  e guardei no frigorifico.


Uma verdadeira tentação! Assim vale a pena estar de dieta...