"Red Velvet" (versão saudável; com beterraba; sem ovos, farinha de trigo, açúcar refinado nem manteiga)



Acha que fazer um "Red Velvet" é um bicho de 7 cabeças? E que fazer uma versão saudável só vai piorar as coisas? Pois então está engado! É facílimo fazer um bolo destes e eu elaborei a minha própria versão saudável, sem ovos, sem farinha de trigo, sem açúcar refinado e sem manteiga, num bolo muitíssimo simples de fazer e que é de comer e chorar por mais...
Esta foi uma daquelas receitas que me deu que fazer antes de ir para a cozinha! Fiz varias pesquisas. Uma em que procurei versões saudáveis do bolo, outra em que procurei versões vegans e uma ultima em que procurei as versões do bolo feito com beterraba em vez do corante. Depois de ler variadíssimas receitas, peguei no papel e elaborei a minha. Claro que depois tive de fazer acertos quando executava, é sempre assim que elaboro as minhas próprias receitas, mas a ideia principal, os ingredientes que vou usar, as reações químicas que vou ter de obter, são pensadas e escritas em papel antes.
O nome não deixa enganar e este é um bolo de "veludo vermelho". Mante-lo alterando grande parte dos ingredientes não foi difícil, mas deu que pensar...
Uma textura húmida, amanteigada, suave, com um leve sabor a cacau é conseguida com a ajuda do amido de milho, com o uso de leite coalhado, que eu fiz misturando leite e vinagre nos ingredientes húmidos, café que eu dispensei e substituí pela humidade da própria beterraba e pela pequena quantidade de cacau, que no caso do meu bolo fica quase impercetível.
A cobertura branca, originalmente feita de açúcar, manteiga, leite e farinha, optei por uma das que mais é usada nos dias de hoje, mascarpone, trocando as natas por queijo quark.

Deu-me especial prazer fazer este bolo, não só por ser a minha primeira experiencia, mas também por ser um bolo mítico e popular. Trata-se duma receita que resulta duma mistura de inspirações, de diferentes dietas, em que tentei fazer o "red velvet" ideal para a minha dieta.


Vão precisar de:
(medida da caneca é de 250ml)
Bolo
  • 2 beterrabas cozidas e reduzidas a puré
  • 5 ovos de linhaça (5 colheres de sopa de farinha de linhaça hidratadas em 10 de água por 10 minutos) ou ovos normais ou ovos de chia (também 5 colheres de sopa)
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 canecas de leite

  • 4 canecas de farinha de espelta (ou aveia)
  • 4 colheres de sopa de amido de milho (maizena) ou polvilho doce
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 e 1/4 caneca de açúcar mascavado ou de coco ou 3/4 de açúcar e 1/2 de adoçante (eu usei a ultima sugestão)
Recheio e cobertura*:
  • 250g de queijo mascarpone (1 embalagem)
  • 350 de queijo quark
  • 3 colheres de sopa de mel
* Para uma versão vegan de recheio e cobertura:
  • 3 canecas de cajus demolhados com água até cobrir durante pelo menos 4 horas
  • 350ml de leite de coco solido (1 lata)
  • 4 colheres de sopa de geleia de agave
(Confeção do recheio vegan: triturar os cajus sem a água e misturar nos restantes ingredientes)
Confeção:
Comecei por cozer as beterrabas. Cozo com a pele em água fervente por cerca de 10 minutos. Escorro, deixo arrefecer um pouco e retiro a pele.
Num copinho misturei 5 colheres de farinha de linhaça com 10 colheres de sopa de água para fazer os ovos. Deixei hidratar 10 minutos.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de 22cm de diâmetro com papel vegetal e untei com manteiga (a receita dá para fazer em forma maior).
Coloquei a beterraba cozida e cortada em pedaços num copo alto e triturei com a varinha mágica. Juntei os ovos de linhaça, depois o vinagre e o azeite. Voltei a misturar e finalmente misturei o leite.


Numa tigela grande misturei os secos: farinha de espelta, amido de milho, cacau, fermento, bicarbonato de sódio, açúcar mascavado e adoçante (é importante ficar bem misturado).
Verti a mistura de beterraba sobre a mistura dos secos e envolvi tudo muito bem.
Dividi a mistura em 3 partes e levei ao forno cada uma das partes por 20 minutos. Se quiserem fazer um só bolo e depois cortar, também é possível mas aconselho a fazerem só ao meio. É um bolo muito húmido e pesado.




Enquanto a 1ª metade esteve no forno preparei o creme do recheio e cobertura, misturando os ingredientes numa tigela com o batedor de varas manual. Reservei no frigorifico.


No fim das 3 partes do bolo feitas e frias (se fizerem 1 só bolo deixem arrefecer antes de o dividir). rechiei com cerca de 3 colheres de sopa de creme cada camada e cobri com a restante. Decorei com frutos silvestres congelados.




Uma delicia...





0 Comentários