Bolo de laranja e noz (saudável; sem açúcar, ovos, farinha de trigo nem manteiga)



Inspirado numa receita de "pão doce" de noz, fiz um bolinho simples para acompanhar o chá neste fim de semana de inverno e muito frio.
A ideia era mesmo fazer um bolo seco e simples, daqueles que tão bem ficam com as bebidas quentes e que até fazem lembrar "scones".
Não queria estar muito tempo na cozinha, ando um pouco cansada, o habitual no fim das festas natalícias. Também não queria usar ovos, já que ontem fiz uma refeição só com eles e o meu marido não pode abusar.

Não demorei mais que 10 minutos a prepara-lo e até aproveitei para o pôr ao forno logo a seguir a sair a carne que assei para o almoço. No meio das muitas tarefas domésticas de sábado de manhã (cá em casa parece que nasce roupa nos cestos da roupa suja....), saiu um bolo que fez as delicias no lanche da tarde.
Fica aqui um conselho, não coloquem a laranja em cima do bolo a decorar. Fica muito difícil de partir as fatias direitinhas e nem sequer acrescenta sabor ao bolo.

Vão precisar de:
(para uma forma pequena de 22cm de diâmetro ou em forma retangular do tipo pão; medida da caneca que usei é de 250ml)

  • 2 canecas de farinha de aveia (ou espelta)
  • 3 colheres de sopa de amido de milho (maizena) ou polvilho doce
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 mãos cheias de miolo de noz picado ou outro fruto seco que prefiram, seja ele oleaginoso ou não (opcional)
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio

  • 200g de tâmaras secas descaroçadas e hidratadas em 150 ml de água quente (ou 8 a 10 colheres de sopa de mel ou açúcar mascavado ou de coco)
  • 1 caneca de leite (podem usar o que quiserem)
  • 1/4 de caneca de azeite
  • sumo e raspa de 1 laranja (obtive 100 ml de sumo)
Confeção:
Comecei por descaroçar as tâmaras, colocar num copo alto e demolhar na água enquanto preparei a forma, forrando com papel vegetal e untando. Coloquei o forno a 175ºC.
Numa tigela misturei bem os secos, farinha, amido, fermento, sal e miolo de noz, excetuando o bicarbonato de sódio.
Triturei as tâmaras com a água para obter um puré. Acrescentei os restantes ingredientes líquidos. Misturei e verti sobre os secos. Envolvi bem a mistura e juntei o bicarbonato de sódio. Voltei a envolver.




Verti sobre a forma e decorei com rodelas de laranja* e mais algumas nozes picadas.
Levei ao forno por 50 minutos (espetem o palito aos 45 minutos para ver se já está cozido).
*Nota: Desaconselho fazerem a decoração que eu fiz com as rodelas de laranja. Ficou difícil servir as fatias direitinhas, a laranja não parte facilmente com uma faca e nem sequer acrescenta qualquer sabor ao bolo.


Simples, saudável e delicioso!


0 Comentários