Chocolate quente cremoso (proteico; feito com queijo quark; sem açúcar; sem nenhum tipo de farinha; feito no microondas)




Hoje, domingo, fui a Lisboa levar algumas coisas que estavam a fazer falta ao meu filho mais velho que já tinha ido para lá á dias estudar para as frequências. Estava um frio de rachar em Lisboa! A temperatura não era mais baixa que aqui no norte, mas o vento estragava tudo! Era insuportável andar pelas ruas mais altas.

Do que mais me lembrei foi dum chocolate quente, daqueles cremosos e que nos dão um conforto inigualável. E porque é que eu me fui lembrar do chocolate quente? Ontem, enquanto experimentava fazer uma receita de bolo de caneca no microondas, o que saiu foi qualquer coisa parecida com chocolate quente. Eu não me apercebi, o que é normal. Quando estamos a fazer tentativas para elaborar receitas fazemos todo o possível para obter o resultado que esperamos e queremos e nem sempre temos a capacidade de ver outra coisa naquilo que obtemos. Foi o caso. Como a minha filha Camila estava comigo, ela sim, olhou para o resultado da minha invenção e disse: "Mamã, isso parece mais um chocolate quente que um bolo de caneca!" Ao que eu respondi: "Era mesmo uma receita de chocolate quente que eu andava a precisar, 😉😃!"



E pronto, aqui a têm. Hoje já repeti, agora mesmo quando cheguei de viagem, fiz alterações á de ontem, pois não me apeteceu triturar tâmaras e não tinha puré feito. Está aprovadíssima pela família, por mim, principalmente porque está perfeitamente adaptada á minha dieta e não demora nada a fazer.
Para 1 chávena vão precisar de:
  • 1/2 banana madura esmaga*
  • 3 colheres de sopa de queijo quark ou iogurte grego ligeiro natural 
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 120 ml de leite (ou o suficiente para encherem a vossa chávena)
  • adoçante a gosto (eu usei 1 colher de sobremesa de adoçante em pó; podem usar mel, açúcar mascavado ou de coco, geleia de agave, puré de tâmaras...)

*se não quiserem ver (ou encontrar) "grãos" de banana, ou seja, se quiserem que tenha aquele aspeto lisinho, podem triturar a banana com a varinha mágica
*na 1ª experiência que fiz não usei banana, usei 5 tâmaras demolhadas em 50ml de leite e trituradas em puré. Não usei mais nenhum adoçante.

Coloquei a banana numa tigela e esmaguei com o grafo. Acrescentei o queijo quark e o cacau. Misturei até ter uma mousse. Acrescentei o leite, voltei a misturar bem e adocei ao meu gosto (usei 1 colher de sobremesa de adoçante em pó).








*Fotos da receita feita sem banana e com tâmaras para 3 chávenas:



Passei para uma chávena e levei ao microndas durante 1 minuto e meio, parando a cada 20 segundos depois do 1º minuto para mexer e evitar que verta para fora (se o vosso microondas for muito potente, baixem a potência ou comecem a parar para mexer antes de acabar o 1º minuto).
Está pronto a comer!
O difícil é mesmo esperar que arrefeça😉

Tão bom...


0 Comentários