Mousse de laranja ( sem açúcar, natas nem leite condensado)





Laranjas e mais laranjas...As minhas laranjeiras este ano estão carregadinhas! Ainda bem que começou a chover, assim passa a vontade de ir apanhar. Estão a achar estranho eu dizer isto, não é? E com razão. O meu problema é ás tantas já não saber o que fazer com elas. Costumo fazer sumo, que consome bastantes, mas nem todos os dias tenho tempo para isso e algumas vezes é mesmo preguiça. Estou tão cansada, faço tanta comida, que fico sem apetite para ainda ir fazer o sumo. Cá em casa não entram sumos de compra, ou se fazem de fruta ou bebe-se água. Apenas o meu marido bebe vinho de vez em quando.
O que é certo é que é preciso dar destino ás laranjas e eu andava á já algum tempo a "magicar" como fazer uma mousse de laranja saudável e diatética. 
O que fiz assemelha-se mais a um "smoothie" do que uma mousse, podendo ser comida a qualquer hora do dia, desde o pequeno almoço até para sobremesa. Eu servi de sobremesa, logo, chamei-lhe de mousse.

Para 8 a 10 taças vão precisar de:
(as taças a que me refiro não equivalem aos meus copos, mas sim a taças pequenas de sobremesa de cerca 200ml)
  • 3 laranjas descascadas, cortadas em cubos e congeladas
  • 2 bananas descascadas, cortadas em rodelas e congeladas
  • 1 manga pequena e madura cortada em cubos e congelada
  • 1 lata de leite de coco (deve estar no frigorifico para que a parte sólida esteja separada da liquida)
  • adoçante a gosto; apenas necessário se a fruta não for doce; (eu coloquei 2 colheres de sopa de adoçante em pó)
Confeção:
Retirei a fruta do congelador 10 minutos antes de a triturar. 
Coloquei 1º as laranjas no processador de alimentos e triturei até estar num creme. Passei para uma tigela e repeti o processo para as bananas e depois para a manga. Envolvi os cremes que obtive.




Bati a parte solida da lata de leite de coco com a batedeira (é exatamente a mesma coisa que natas). Verti sobre o creme de frutas e voltei a envolver. Provei para ajustar a doçura (as minhas laranjas eram bastante amargas e achei necessário adoçar).

Verti sobre copos e taças e reservei no frigorifico até á hora de servir.
Tão bom...

0 Comentários