"Parfait" de Tiramisu (saudável; sem açúcar, natas nem leite condensado)



Se há doce que adoro e me consola é um tiramisu! Dizem que é a costela italiana que todos temos...Eu não sei se tenho, mas sei que gosto de quase tudo que é italiano...
Já há algum tempo que não comia, por culpa da dieta...e andava com desejos. Pois, nós senhoras com mais idade também temos desejos, não são só as jovens gravidas.
Não foi preciso pensar muito para elaborar o meu tiramisu saudável, foi até muito fácil idealiza-lo. Primeiro pensei em como fazer o efeito dos palitos de la rene. Logo me surgiu a ideia de fazer uma espécie de massa de bolachas de aveia, só teria de decidir que sabor lhe dar. É certo que no tiramisu tradicional embebemos os palitos em café, mas neste formato, em "parfait" no copo, não teria de colocar as camadas tal e qual elas são no bolo, pelo que resolvi fazer o sabor a chocolate na base. O restante surgiu quase instintivamente. Inicialmente, e por sugestão da minha filha Camila, seria feito com leite de coco, mas eu queria que esta sobremesa fosse mais simples de ingredientes, mais acessível a todos, até mesmo na questão económica. Para isso, nada melhor que a banana.
O resultado foi melhor ainda do que eu esperava! A sobremesa revelou ser facílima de fazer, económica e mais saudável que isto era difícil....
Quando fazemos uma sobremesa com fruta temos o problema de oxidação rápida. Quando fazemos uma sobremesa com fruta congelada, temos o problema de mudar a consistência ao descongelar. A banana tem estes dois problemas, ainda assim aguenta muito bem em creme depois de descongelar.
Eu tive os meus copos prontos cerca de 3 horas no frigorifico. Os cremes de banana amoleceram, mas isso não estragou em nada a sobremesa. Aconselhei a família a irem com a colher de cima a baixo para que "apanhasse" as diferentes camadas. Não há duvida que é um sabor divinal esta combinação!
Aconselho a fazerem em copos com alguma largura para poderem ter a experiência de ter na colher um pouco das três camadas.
Os copos que usei são bastante grandes e fiz 4. Podem e devem fazer em copos menores e terão umas 6 sobremesas.
Vão precisar de:
(Para 4 copos idênticos aos da foto)
Base
(medida da caneca é de 250 ml)
  • 3/4 de caneca de flocos de aveia finos
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (mais uma se quiserem mais escuro)
  • 2 colher de sopa de mel (ou o adoçante que preferirem)
  • leite q.b.
Camada intermédia sabor e café
  • 2 bananas maduras cortadas ás rodelas e congeladas
  • 2 colheres de chá de café instantâneo
Cobertura
  • 2 bananas maduras cortadas ás rodelas e congeladas
Decoração:
  • caramelo de manteiga de amendoim, feito com 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, 1 de mel e água q.b. (1 colher de chá de café instantâneo se quiserem com sabor a café)
  • raspas e 1 quadrado de chocolate preto

Confeção:
Preenchi 3/4 duma canecas com flocos de aveia, juntei o cacau, o mel e cobri com leite (é só um bocadinho de leite e a aveia deve ficar visível quando mexemos). Misturei bem, tapei com pelicula aderente e reservei no frigorifico durante 1 dia (uma noite é suficiente).
Cortei as bananas ás rodelas e pus a congelar.

No dia seguinte comecei por triturar a mistura da caneca. Podem fazer no processador de alimentos ou com a varinha mágica como eu fiz. Dividi a mousse que obtive pelos copos. Caso a vossa mousse esteja muito mole no fim de triturar, coloquem no frigorifico mais um bocadinho que ela engrossa mais um pouco; se não tiverem tempo para isso podem acrescentar flocos triturados em farinha com cuidado para não ficar demasiado densa).
No processador de alimentos, coloquei as rodelas de banana. Triturei. Quando já estava um creme macio e esbranquiçado, retirei e reservei metade. Acrescentei o café na parte que ficou no processador. Voltei a triturar até estar homogéneo. Dividi este creme com café pelos copos e depois o de apenas banana.


Para o caramelo de manteiga de amendoim, basta misturar a manteiga com o mel e juntar algumas gotas de água até estar cremoso.
Está pronto a servir ou então reservar no congelador, retirando para o frigorifico 1 hora antes de servir. Também podem reservar no frigorifico por algumas horas. Fica um pouco mais "mole" na parte da banana mas muito bom. O meu esteve 3 horas no frigorifico e ficou excelente. O creme de banana, embora já um pouco mole, comido em conjunto com a base, fica uma combinação fantástica idêntica á dos palitos de la rene embebidos em café com os cremes tradicionais dum tiramisu.


 Maravilhoso!




0 Comentários