Bolo (pão) de abacate (saudável; vegan)



Quem tem amigos não precisa de mais nada, já diz o velho ditado. Eu tenho uma que me dá abacates! Lindos, grandes e maravilhosos abacates! Eu, que adoro fazer bolos e mousses com abacate, tenho-me consolado. É que a cremosidade que deixam em qualquer cozinhado, é qualquer coisa que me seduz...
Os benefícios deste fantástico fruto já todos conhecem, não vou aqui perder tempo a nomear. Para mim são a minha fonte de gordura preferida e, quando faço aquelas refeições que vocês conhecem sem gordura, lá vai 1/2 abacate para o meu prato. Os senhores da casa dispensam, já a Camila é como a mãe, só tem é de estar bem temperado com sal e ervas aromáticas.

Este foi o bolinho deste domingo que vai ser o lanche da semana. Ou melhor, de metade da semana, pois eu não resisti e comi logo 1 fatia ainda morno. Espalhei um pouco de manteiga de amêndoa para mim, para o meu marido foi Becel que ele prefere, os miúdos quiseram simples e lá foi 1/4 de bolo para aguentar a noitada dos Óscares.


Lá terá de sair outro bolinho a meio da semana...
Fiz um bolo grande e usei 2 abacates. Com certeza que alguns de vocês me vão perguntar se sabe a abacate. Sim, sabe. Caso não gostem, podem trocar por uma banana, não há qualquer problema. Se o fizerem acrescentem mais 2 colheres de sopa de azeite para ficar mais macio.

Para uma forma grande retangular de 30 por 11cm vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 2 canecas de farinha de aveia ou espelta
  • 1 e 1/4 caneca de focos de aveia
  • 2 colheres de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 8 colheres de sopa* dum adoçante sólido que preferiram (açúcar de coco, mascavado, adoçante em pó,...Usei stevia em pó)
  • 3 bananas médias maduras**
  • 2 abacates médios maduros**
  • 1 ovo (ou ovo de chia-1 colheres de sopa de sementes de chia misturado 3 colheres de sopa de água)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • flocos de aveia e mistura de sementes para a decoração.
*caso as vossas bananas sejam pouco doces, podem colocar até 10 colheres de sopa.
**podem trocar por 4 bananas e 1 abacate

Nota: Este bolo sabe a abacate! Se não gostarem aconselho a fazer a troca que indiquei.
Confeção:
Liguei o forno a 180ºC e forrei uma forma retangular grande com papel vegetal.
Num copo alto coloquei as bananas e os abacates. Triturei com a varinha mágica até estar cremoso. Juntei o ovo, o azeite e votei a triturar, agora só para misturar.



Numa tigela coloquei todos os restantes ingredientes (ingredientes secos). Misturei-os bem. Verti a mistura de abacate sobre a dos secos e bati. Não é necessário batedeira, uma colher de pau e alguma energia 😉.

Verti esta massa na forma, decorei com mistura de sementes, flocos de aveia e levei ao forno cerca de 1 hora. Não se esqueçam de espetar um palito e retirar só quando sair seco (limpo).
Para evitar que fique demasiado dourado (queimado), nos últimos 20 minutos "fechei" ligeiramente a folha de papel vegetal e passei para a prateleira de baixo do forno.


Deixei arrefecer antes de desformar.



Bons lanches!

0 Comentários