"Fudge" de avelã (saudável; apenas 3 ingredientes; sem açúcar nem manteiga)



O melhor "fudge" de sempre, com apenas 3 ingredientes e nenhum deles é açúcar nem manteiga, está aqui e sabe a ...Nutella!!!!
"Fudge" significa engano, erro, mentira. Estranho, não é? Pois, este magnifico docinho, de origem norte americana, é resultado de um engano! Por volta de 1886, data em que há registo da primeira venda, alguém se enganou na receita de caramelos! O resultado agradou e passou a ser chamado de "fudge" - engano.
Bendito o engano, que eu adoro este docinho! Já não comia á algum tempo (nem me lembro quanto...) até ter experimentado esta receita. A ideia não é minha, existem 1001 receitas na net, apenas adaptei a ingredientes que tenho habitualmente em casa. Este foi com avelãs, a primeira experiência foi com amêndoas e até ficou melhor que este. Aqui usei outra marca de leite de coco que não a habitual e ele não estava tão sólido. O resultado foi o doce ligeiramente mais mole, nada que tenha desagradado a família, muito menos a mim😜


Vão precisar de:
  • 300g de chocolate preto (usei 74% cacau; podem usar o que quiserem)
  • 1 lata de leite de coco que deve estar no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da líquida (300g de produto sólido)
  • 3/4 de caneca de avelãs (65 a 70g)
Confeção:
Pus o chocolate partido a derreter em banho maria. Quando bem cremoso, acrescentei a parte sólida da lata de leite de coco. Se a vossa lata tiver pouca água, ou seja, muito leite de coco sólido, não coloquem toda, não deve ultrapassar as 320g. .


Mexi bem até ter uma mistura homogénea. Acrescentei as avelãs grosseiramente partidas.
Forrei uma forma retangular com papel vegetal e verti a mistura. Reservei no frigorifico até solidificar (cerca de 4 horas).
Servi partido em 14 pedaços e polvilhado com cacau em pó.












Tão bom...





1 Comentários

  1. Esta receita é muito simples e super saborosa! É obrigatória em jantar com amigos! Obrigada pela publicação desta receita!=)

    ResponderEliminar