Hambúrguer de quinoa e couve flor em pão "oopsies" (pão de ovos; sem hidratos de carbono e com queijo quark)



Foi a minha primeira experiência e estou fã! Não volto a fazer hambúrgueres de brócolos, se bem que gosto imenso, estes conquistaram-me por completo. Simplesmente adorei tudo! O sabor, a facilidade de execução, os ingredientes todos selecionados, o aspeto bonito que ficaram, não houve nenhum "senão"..
Entendi servir em pão oopsies, embora tenha comido com faca e garfo, pois é muito conteúdo para este tipo de pão.
Para quem não conhece, os oopsies são muito populares na blogosfera. Esta espécie de pão, resultou de um engano numa receita. Nem sempre os enganos são "lixo" e este é um desses casos. A receita não correu bem e "oops", veio outra receita! São feitos com apenas 3 ingredientes, ovos, queijo quark ou iogurte grego e sal, têm apenas 30kcal e menos de 1g de hidratos de carbono cada "fatia". É leve, fofo e fica muito bem ao pequeno almoço barrado com o que quiser como se fosse uma fatia de pão tradicional. Para mim tem uma enorme vantagem que nada tem que ver com os hidratos de carbono (que até fazem falta de manhã): eu não consigo comer muito logo de manhã e como é muito leve, dá-me energia sem me pesar.
Para completar o prato, fiz guacamole a acompanhar o hambúrguer. Na realidade tentei fazer aquilo que considero ser o prato (hambúrguer) perfeito. O equilíbrio nutricional é perfeito!
Resta-me dizer que a receita do hambúrguer é duma pagina que gosto muito e sigo no instagram. Chama-se Deliciousfitnessmeals, as receitas não estão em português, mas as fotos ajudam a dar-nos boas ideias de combinação dos alimentos nos pratos. Fiz uma pequena adaptação á receita original, retirando o pão ralado.

No dia seguinte fiz o meu prato de forma diferente. Salteei curgete em azeite e alho, retirei e salteei rebentos de feijão mungo. Retirei e ainda aqueci na mesma frigideira o hambúrguer. No prato coloquei espinafres baby, tomate cereja e maça. As fotos👇



Para 12 hambúrgueres vão precisar de:
  • 1 couve flor pequena
  • 3/4 de caneca de quinoa crua
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de massa de alho ou alho picadinho
  • 100g de queijo ralado
  • 3 ovos
  • sal e ervas aromáticas a gosto (usei tomilho, manjericão e orégãos)
Pão "oopsies":
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda) ou iogurte grego natural ligeiro
  • sal
  • sementes de sésamo e de chia para decorar (opcional)
Para os acompanhamentos:
  • guacamole- 1 abacate, 1/2 cebola, sumo de 1/2 limão, sal e salsa
  • tomate
  • espinafres baby
Confeção:
Pus a quinoa a cozer em 1 caneca de água. É menos água do que é  habitual para ficar mais solta, menos cozinhada e não empapar quando for ao forno e absorver a água dos outros ingredientes. Cozi em lume médio e com uma "brechinha" da tampa do tacho aberta.
Enquanto a quinoa coze, também a couve foi cozer ao microondas e também é para ficar apenas tenra, não pode ficar muito cozida para não ficar em puré ao triturar. Para isso, cortei a couve em pequenos pedaços, coloquei numa tigela, cobri com água, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 12 minutos. Escorri bem e levei ao processador de alimentos a triturar apenas até estar numa espécie de arroz (crumble) mas que se liga se apertarmos.


Liguei o forno a 200ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal. (Podem fazer numa frigideira fritando num fio de azeite.)
Numa tigela misturei a couve triturada em pedacinhos, a quinoa e todos os restantes ingredientes. Misturei bem.
Com as minhas mãos fiz bolas e coloquei no papel vegetal. Achatei em hambúrgueres. Para facilmente ficarem douradinhos pincelei com 1 gema de ovo batida. Levei a assar cerca de meia hora, até estar dourado.


 
Nesse tempo fiz o guacamole, esmagando os ingredientes com um grafo.

Para os oopsies, eu já os tinha feitos e muito fácil e rápido. Numa tigela misturei as gemas com o queijo quark. Noutra bati as claras com uma pitada de sal em castelo firme. Envolvi as claras aos poucos na mistura de gemas com queijo.
Aqueci o forno a 160ºC e forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Espalhei colheradas desta mistura no papel vegetal, decorei com as sementes e levei ao forno 25 a 30 minutos. Assim que saem baixam logo, o que é normal.




Para a montagem do prato, coloquei em baixo pão oopsies sem sementes, guacamole, hamburger, tomate, espinafres e novamente pão oopsies com sementes.

Bom apetite!



0 Comentários