Lombos do cachaço á grega




O que o meu filho mais velho gosta disto, nem vos digo nem vos conto...Ele adora lombos do cachaço grelhados com qualquer tempero, mas á grega...com o inconfundível aroma a orégãos...É uma perdição!
Não gostamos que sejam "gordos", compro sempre daquela parte mais encostada ao lombo, e é muitas vezes a minha escolha para o dia da semana em que se come carne de porco cá em casa. Tal como recomenda a pirâmide dos alimentos, cá em casa comesse carne vermelha 2 a 3 vezes por semana, sendo que uma delas é porco, outra vitela e a terceira, que nem sempre existe, é decidida de acordo comos preços no talho😉.
Esta até foi uma refeição feita só para mim e para o meu marido, cuidadosamente escolhida para o almoço de sexta feira, já que o J. Pedro chega ao fim tarde de Lisboa, sempre cheio de fome e quer logo um pãozinho com carne feito pela mamã. Miminhos que não se perdem...
E esta semana teve o seu pão com lombo do cachaça grelhado com o tempero que ele adora.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 600g de lombos do cachaço limpos de excessos de gordura
  • 3 colheres de sopa de azeite + 1 para untar a frigideira
  • 2 limões
  • 1 colher de sopa de orégãos secos
  • 4 dentes de alho grosseiramente picados
  • sal
  • azeitonas (aqui usei pretas, era as que tinha; o ideal é verdes)
Confeção:
Coloquei a carne numa tigela e temperei com o azeite, o sumo de 1 dos limões, os orégãos, o alho e sal. Misturei bem, parti o outro limão ás rodelas e juntei á marinada. Reservei durante a manhã (meia no mínimo).
Pus uma frigideira antiaderente a aquecer untada com azeite. Quando bem quente, escorri os lombos da marinada e grelhei, inicialmente em lume forte para "selar" e depois baixei para que fiquem bem cozinhados por dentro.














Acrescentei a marinada (pode ser necessário mais um fio de azeite) e as azeitonas partidas. Deixei "apurar" 2 minutos e servi.

Bom apetite!

1 Comentários