Mousse de chocolate de sementes de chia




Chegar a esta mousse foi uma verdadeira aventura. Tentei uma, duas, e só a terceira consegui chegar á consistência que queria, cremosa.
Muitas vezes me têm dito que gostavam que os filhos mais jovens comessem pudim de chia mas eles não querem, não gostam nada de sentir as sementes na boca.
Cá em casa não há exatamente esse problema, ainda assim , o meu filho mais velho, apesar dos seus já 20 anos, ainda torce o nariz ás "coisinhas" redondas no pudim. Diz ele "pudim é macio, isto é rugoso!"
Posto isto, resolvi tentar triturar o pudim de chia. Consegui e vocês aí também conseguem, o problema é que não se consegue logo chegar a um estado cremoso. As sementes não incham todas ao mesmo tempo, mesmo que estejam 24 horas no frigorifico com liquido suficiente. É como se entrasse em saturação e algumas não conseguem "encher-se" de liquido.
Foto da receita com a opção de abacate👆
A solução que encontrei foi triturar duas vezes.
O que fiz nas minhas tentativas foi ir provando. Percebi que sentia sempre sementes duras. Resolvi triturar, na liquidificadora ou com a varinha mágica. As sementes que não incharam continuam lá. No entanto, se deixarmos descansar novamente no frigorífico depois de triturar a primeira vez, elas vão absorver o liquido existente. Digamos que já não estão em competição com as outras que já foram trituradas.
Para 4 taças vão precisar de:
(medida da caneca que usei é 250ml)
  • 1/2 caneca de sementes de chia
  • 1/2 caneca de cacau em pó
  • 1/2 caneca de adoçante á escolha (mel, agave, qualquer xarope ou geleia adoçante, puré de tâmaras, adoçante em pó,...)
  • 1 pitada de sal
  • 500ml de leite + 60 ml ( o que preferirem)
  • 2 folhas de gelatina ou 1 abacate (opcional)
Decoração com 2 colheres de sopa de leite de coco sólido e 1 de chá de bem. Misturei bem estes 2 ingredientes.

Confeção:
O segredo está em triturar o pudim de chia 2 vezes. A 1ª após 8 horas de estar no frigorifico, quando aparentemente as sementes já estão todas inchadas. A segunda passadas mais 4 horas (ou no dia seguinte).
Comecei por colocar todos os ingredientes num copo alto. Mexi bem, tapei e reservei no frigorifico. Passados 30 minutos voltei a mexer bem e reservei por 4 horas. Vão ver que aparentemente todas as sementes estão inchadas, no entanto, se provarem, percebem que não, há sementes duras.







Acrescentei mais 30 ml de leite (pode ir até aos 50 se forem usar gelatina ou abacate). Mexi bem, tapei e voltei a reservar novamente no frigorifico por 4 horas.

Após estas 8 horas ainda há sementes por inchar. Triturei para que as sementes que ainda não absorveram liquido o possam fazer, pois deixam de estar em "competição" com as outras.
Podem fazer na liquidificadora ou com a varinha mágica.

Acrescentei mais 30 ml de leite, misturei e deixei no frigorifico até ao dia seguinte (mínimo 4 horas).
Voltei a triturar.
Em qualquer das situações é preciso insistir um bocadinho, cerca de 5 minutos a triturar.
Podem comer a mosse assim. Se quiserem mais consistente, basta juntar 2 folhas de gelatina previamente hidratadas e diluídas em 1 colher de sopa de água quente ou 1 abacate maduro e triturar.
Passei para os copos.
Se usarem a gelatina, terão de esperar mais meia hora antes da hora de servir.
Com gelatina👆

Com abacate👆
Uma delicia!


0 Comentários