Muffins salgados de bacon de peru (sem glúten)




Fiz estes fantásticos muffins salgados para o meu filho levar para Lisboa e comer nos seus lanchinhos. Hoje ao fim da tarde, estava eu a começar de fazer a sopa e ele liga-me e diz-me: "quantos bolinhos salgados posso comer?" Eu respondi dois. Ele disse que não era possível comer só dois, eram bons demais...Já tinha comido três!
E é isso mesmo que eles são, facílimos de fazer, muito versáteis e uma delicia.




Para 16 muffins vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 5 ovos
  • 1 e 1/2 fatias de bacon de peru cortada grossa e depois em cubinhos
  • 1/2 caneca de farinha de aveia ou espelta ou qualquer outra que prefiram (podem usar farinha sem glúten)
  • 1/2 caneca de farinha de linhaça
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou trigo (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 abacate médio ou grande
  • 120g de queijo ralado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1/4 de pimento vermelho cortado em pequenos cubinhos
  • salsa picada (cerca de 6 pés)
  • sumo de meio limão
  • sal
  • 1colheres de chá de fermento em pó
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Como fiz em formas de silicone não precisei de untar. Se fizerem nas regulares, untem bem as vossas formas.
Numa tigela coloquei todos os ingredientes com o abacate esmagado com um grafo. Misturei bem. Dividi pelas formas e levei a assar cerca de meia hora.
Deixei arrefecer antes de desformar.



Bom apetite!

0 Comentários