Cheesecake de morangos ("fit"; saudável; base de coco ralado)




Este é para aí o vigésimo cheesecake de morangos que faço, todos diferentes mas sempre com a mesma ideia e finalidade: que seja saudável e pouco calórico para que possa comer uma boa fatia sem culpas.


Pois, já sabem que eu adoro cheesecake e não me canso de fazer , muito menos de comer. Para isso, e para manter a minha "linha", uso sempre a mesma "formula" no recheio: queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda) a substituir as natas, e queijo creme magro, pois não podemos fazer bolo de queijo sem o próprio do queijo. O que mais me perguntam é qual é o queijo creme que uso. Pois eu compro o meu no Lidl, a maraca é "Goldessa" e tem apenas 102 calorias por cada 100g.
Hoje a base é que é a grande novidade! Esta base foi feita á base de coco ralado, não tem qualquer tipo de farinha nem flocos de aveia, muito menos bolacha, e combina na perfeição com o sabor do queijo e morangos.
Fiz um bolo grande em altura, gosto de os ver assim. Usei a minha forma ajustável que me permite fazer a medida que quero e fazer tudo logo no prato de servir.
Não me correu tudo bem , tive um problema com a gelatina. Como estava a fazer o almoço ao mesmo tempo, a gelatina teve demasiado tempo "em espera" e começou a ficar sólida. O que devia ter feito era adicionar um pouco de água quente para ela voltar ao estado líquido, no entanto, e como a falta de tempo falou mais alto, verti a gelatina como estava para a taça dos queijos. O resultado foi o previsível. Diz o velho ditado que "quanto mais depressa mais devagar" e o que me aconteceu foi que tive de triturar com a varinha mágica toda a preparação para que a gelatina se mistura-se.
nada que vá acontecer aí em casa certamente, e o vosso vai ficar fabuloso com certeza.



Vão precisar de:
(Medida da caneca que usei é de 250ml; Usei uma forma ajustável á medida que quero; a receita dá para formas de 22 ou 24 cm de diâmetro)
Base
  • 3 canecas de coco ralado mal servidas (cerca de 250g)
  • 150g de tâmaras secas descaroçadas
  • 50ml de óleo de coco (1/4 de caneca medido sólido) (podem usar manteiga)
  • 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba ou cacau em pó
Recheio
  • 400g de queijo creme "light" (usei da marca "Goldessa" á venda no Lidl com apenas 102 kcal por 100g e menos de 1€ por embalagem de 100g)*
  • 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark)*
  • 7 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (mel, agave, xaropes ou geleias adoçantes, adoçante em pó; usei 4 colheres de sopa de adoçante em pó stevia e 3 de mel)
  • 8 folhas de gelatina
  • 250g de morangos frescos + para a decoração
* O queijo fresco batido (queijo quark) substitui natas e não o queijo. Não podemos fazer bolo de queijo sem queijo, pelo que não dispenso o uso de queijo creme. O que podem fazer é usar apenas 200g de queijo creme e 700 de queijo quark.


Confeção:
Comecei por fazer a base. Descarocei e parti as tâmaras em pequenos pedaços (cada tâmara em 3 pedaços) e coloquei no processador de alimentos. As tâmaras partidas evitam que se vão "embrulhar" nas laminas do processador. Juntei o coco e o cacau. Triturei por cerca de 3 minutos até estar uma farofa solta. Derreti o óleo de coco no microondas e verti sobre a misturar de coco. Voltei a processar até estar numa espécie de crumble que, embora solto, ao pressionar-mos na nossa mão fica compacto.
Não precisei de forrar a forma porque usei uma ajustável, se usarem normal terão de forrar.
Pressionei a mistura de coco no fundo do parto e forma para fazer a base. O coco vai endurecer e a base vai ficar uma espécie de bolacha.







Para o recheio, pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante por 3 minutos. Escorri-as e adicionei-lhe 80ml de água quente (10ml por cada folha de gelatina). Enquanto arrefeceu um pouco, misturei bem os queijos com o adoçante e mel.
Adicionei as folhas de gelatina diluídas á mistura de queijos e bati bem.
Parti os morangos já lavados e secos ao meio (em quartos os morangos maiores) e envolvi-os no queijo.
 

Verti sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
Servi decorado com morangos.


Tão bom...


0 Comentários