Gelado de chocolate e batata doce (saudável; "fit"; paleo; vegan; 3 ingredientes)

(Receita editada com fotos novas a 25/6/2020)

Chega o calor e com ele os gelados! Cá em casa somos fãs de gelado de banana, mesmo de inverno há sempre bananas congeladas para quando apetece gelado ou quando quero servir uma qualquer sobremesa acompanhada. É realmente muito fácil e versátil já que quase tudo lhe podemos misturar, desde cacau, chocolate, noz, manteiga de amendoim ou morangos, manga e até pêssego.
No entanto, há que mudar e experimentar novas formas de fazer gelados saudáveis e cremosos. Foi o que fiz com este gelado de batata doce.


A ideia não é minha, há imensas receitas por esta blogosfera fora, e foi uma feita com batata doce purpura que prendeu a minha atenção e me deu vontade de experimentar. Essa é uma batata que não me é acessível, nunca vi a vender para estes lados, por isso resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre o assunto. Vi algumas receitas, não vos vou dizer que nenhuma me convenceu pois estaria a mentir, há receitas de gelado de batata doce fantásticas, apenas pretendia uma mais simples do que o que vi. E pronto, como sempre acontece, a partir daqui passa-se á ação!





Aqui está ele, a próxima experiência será com o objetivo de retirar o chocolate em tablete e usar outros ingredientes que o substituem.
Este é um gelado ótimo para quem está de dieta pelo seu baixo índice glicémico, também indicado para quem pratica desporto e para mim, que sou gulosa e gosto de comer uma boa taça de gelado!



Vão precisar de:
(serve 8 doses)
  • 400/500g de batata doce (pesada crua com casca)
  • 400ml leite de coco de lata (temperatura ambiente e bem agitado*)
  • 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau
*Edição 25/06/2020
→Se quando saiu esta publicação em Maio de 2018 já tinha experimentado este gelado três vezes, desde então já o fiz variadíssimas, algumas delas com alterações, nomeadamente no leite. Os melhores resultados continuam a ser para o uso do leite de coco de lata, o que é normal já que se trata dum leite vegetal rico em gordura.
No caso de querem usar bebidas vegetais aconselho escolherem verões com o mínimo de água possível e devem reduzir a quantidade para 300ml.
No caso de querem usar leite, a versão leite gordo é o melhor para este gelado, embora já tenha feito com meio gordo. A quantidade deverá também ser de 300ml.

⇒Outra alteração que já fiz, nomeadamente o que vêm nas fotos novas colocado em cones, foi usar batata doce polpa laranja. Esta batata depois de cozida tem tendência a ficar com mais água, fazendo um puré mais liquido. Se isso vos acontecer reduzam a quantidade de bebida vegetal/ leite para 200/ 250ml.

⇛No fim da preparação do gelado devem provar e ajustar a doçura ao vosso gosto. Para esse fim podem usar agave, mel, qualquer geleia ou xarope adoçante, stevia, xilitol,... Vai ser sempre dependente do chocolate que usarem e do leite/ bebida vegetal escolhida. 


Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Lavo bem a batata e ponho a cozer em água abundante durante meia hora.
  2. Escorro e deixo arrefecer um pouco enquanto o chocolate está a derreter em banho maria.
  3. Descasco a batata, parto ás rodelas e passo para uma tigela. Trituro com a varinha mágica até estar em puré, acrescento o leite e volto a triturar para misturar.
  4. Adiciono o chocolate derretido e volto a triturar para misturar (podem fazer todo o processo num processador de alimentos ou liquidificador) (nota: Esta é a altura de provarem o vosso gelado e ajustarem a doçura ao vosso gosto. No máximo precisarão de 1 a 2 colheres de sopa de agave, mel,...)
  5. Verto sobre uma forma retangular e levo ao congelador por 8 horas. Passo para o frigorifico 1 hora antes de servir.






É tão bom....


0 Comentários