Gelado Sandwich (saudável; sem glúten; sem lactose; sem açúcar; vegan)




Conversa com os meus filhos:
-Olha mamã, os gelados sanduíche estão na moda. Podias fazer.
- Não, nem pensar. Isso dá imenso trabalho.
-😞😞😞
-Mas era bom para o teu blogue.
-Cantas bem mas não me alegras. O meu blogue só precisa do que lá está.
-Vá lá, tenta lá fazer uma versão saudável. Toda gente gosta e nem todos podem comer. Tu por exemplo não comes já que não comes gelados de compra. Nem nós comemos.
-Já disse que não. Para já não. Talvez quando vier o calor me inspire.
E pronto, inspirei-me! Mais ainda, já sei qual vai ser o próximo sabor! Pois, não vou agora contar tudo, mas da próxima sai uma bolacha de chocolate e gelado de banana!
O que dizer sobre esta receita...É fácil de fazer embora precise do seu tempo. Já se sabe, tudo que mete congelador demora tempo a ficar pronto. É sem duvida um pouco calórica, pelo que recomendo fazer em tamanho mais pequeno se estiverem de dieta, não vá a tentação falar mais alto e comerem a sanduiche toda duma vez😉 Eu comi apenas metade da minha e guardei a outra metade para o dia seguinte. Podem fazer em pequenos quadrados ou até redondas, recorrendo a um copo para fazer a bolacha redonda perfeitinha.

Pensei bastante no tipo de bolacha a fazer e até fiz uma pequena pesquisa na net. Muitas das que vi foram feitas com gelado de compra que puseram no meio de duas bolachas como se fosse um creme. O que acontece é que para realmente ser uma sanduíche gelado, tudo tem de ir ao congelador e em conjunto. Se a bolacha não tiver alguma percentagem de gordura, vai empapar e ficar mole.
O que eu acho que é o segredo, no caso desta minha receita, é o recheio estar num estado semi gelado e é aí que têm de ter alguma sensibilidade. Os congeladores não são todos iguais, não os temos todos á mesma temperatura, pelo que eu dar o tempo de congelador não adianta. Se ele estiver muito mole, vai escorrer enquanto alisamos. Se ele estiver completamente gelado, não vamos conseguir dar-lhe forma nem vai colar á bolacha.

Outro pormenor é mesmo ao servir. As minhas tiveram algum tempo á temperatura ambiente, inevitável para fazer as fotografias. Como qualquer gelado, já estava a querer derreter quando servi.

O que não tenho duvidas é que é realmente uma delicia.


Vão precisar de:
Gelado
  • 130g* de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 1 lata de leite de coco (400ml) (deve estar no frigorifico á pelo menos um dia para que a parte sólida se separe da liquida)
*se quiserem fazer só 100g de chocolate não há problema, chega perfeitamente. Durante a confeção terão de usar apenas 240ml da lata de leite de coco.

Bolacha
  • 3/4 de caneca de farinha de amêndoa (180ml no copo medidor) ou amêndoa triturada em farinha (110g) (podem trocar por qualquer outro fruto seco oleaginoso)
  • 1 e 1/4 de caneca de farinha de aveia (125g) (ou flocos de aveia triturados em farinha)
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram: mel, agave, açúcar de coco, açúcar mascavado, adoçante, geleias adoçantes,... (usei 2 colheres de sopa de mel e 2 de adoçante em pó stevia)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco (medido sólido) (podem trocar por azeite)
  • 6 a 8 colheres de sopa de água
  • 20g de chocolate preto + 1 colher de café de óleo de coco + coco ralado (opcional)
Confeção:
  1. Comecei por fazer o gelado. Num tachinho coloquei o leite de coco, apenas a parte sólida.  Nota: Não há qualquer problema se for alguma da água da lata, irão coloca-la posteriormente.
  2. Levei ao lume, brando. Quando começou a ferver acrescentei o chocolate partido. Sempre a mexer e com o lume no mínimo, deixei que levanta-se fervura. Aos poucos fui juntando água da lata de leite de coco e deixando ferver. Sobrou-me 100ml de água, ou seja, gastei 300ml da lata entre parte sólida e liquida.
  3. Depois de ferver uns 5 minutos, tinha um creme macio e denso. Passei para uma taça larga (quanto mais "esticado" estiver, mais rápido é o endurecimento) e reservei no congelador enquanto fiz a bolacha.
     
  4. Para a bolacha, misturei bem os ingredientes sólidos numa tigela. Derreti o óleo de coco no microondas e juntei aos secos. Juntei o mel e 6 colheres de sopa de água. Amassei tudo até ter fazer uma bola.  Nota: Se estiver muito seco é só juntar mais água, uma colher de sopa de cada vez; se estiver muito húmida juntar farinha, também uma colher de sopa de cada vez. Terão de formar uma bola.
  5. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  6. Estiquei a bola de massa em cima de papel vegetal com a ajuda do rolo da massa e dei-lhe a forma retangular. Com o cortador de massa ondeado, dividi em 8 retângulos.
  7. Levei ao forno 15 minutos.
  8. Retirei. Pus o chocolate a derreter no microondas com o óleo de coco por 20 segundos. Espalhei por metade das bolachas e polvilhei com coco. Deixei arrefecer (chocolate endurecer).
  9. Passei á montagem das "sanduíches". O creme do recheio de estar semi gelado, ou seja, enrijecido mas possível de espalhar.
  10. Dividi o gelado em 4 partes e espalhei cada uma dessas partes em cima duma bolacha. Tapei com outra e pressionei um pouco para agarrar. Repeti a operação com as restantes bolachas.
  11. Levei ao congelador por 4 horas (mínimo 2 horas).


     




 Tão bom...






0 Comentários