Queijadas de requeijão (ricota) saudáveis (sem açúcar; sem glúten; pode ser feito em formato tarte)



É fácil de saber por onde andei este fim de semana pelas publicações de hoje: pois fui à serra, à minha Serra da Estrela!
Já algum tempo que não ia visitar o meu pai, é sempre ele que se desloca até á minha casa. Este fim de semana marcamos um almoço de família e fui até lá. Ora, o que é que eu não dispenso comer quando vou á serra? Pois é o requeijão!!! Há quem adore o queijo, há quem adore o pão, eu adoro os três: pão, queijo e requeijão (isto para não falar nas muitas outras iguarias que se come por terras de pastores...).

Apesar de gostar muito de queijo da serra, a minha perdição vai mesmo para o requeijão com pão de centeio. Vocês não imaginam o prazer que eu tenho em comer um pedaço de pão de centeio com requeijão fresquinho, daqueles ainda a desfazer. Não há nada que se compare! O melhor de tudo é que eu POSSO! Sim, posso comer tranquilamente um pedaço de pão de centeio com requeijão, está completamente de acordo com a dieta que pratico, não tem nada que me possa fazer mal.
Para quem não sabe, o requeijão é feito a partir da precipitação ou coagulação, pelo calor, das proteínas contidas no soro resultante da laboração do queijo da serra. Ao soro pode adicionado leite de ovelha cru, água potável e, por vezes, em condições devidamente autorizadas, leite de cabra.
É por isso um produto de elevada percentagem de proteína e pouca gordura, semelhante a tantos outros queijos de fabrico internacional muito vendidos em Portugal e apreciados pelos desportistas.
Para mim ele é por si só uma das melhores sobremesas que posso comer. No prato com um fio de mel e nozes...humm, que perdição.


Depois de me ter consolado lá, trouxe 3 para casa. Como é um produto fresco, com prazo curto de validade, entendi fazer uma das refeições com ele e aproveitei também para fazer umas queijadinhas que nós adoramos.
Esta é uma receita facílima de fazer, muito rápida, apesar de precisar de algum tempo de forno, pois acho que ficam melhores assadas em forno baixo para evitar que fiquem demasiado tostadas.
Querem ver a receita?


Vão precisar de:
(fiz em formas de silicone; pode ser feito em qualquer tipo de forma, incluindo papel; podem fazer em formato tarte;)
  • 400g de requeijão de Seia (ou ricota)
  • 4 ovos
  • 1/2 caneca (125ml no copo medidor) de ingrediente adoçante á escolha: mel, agave, açúcar de coco, açúcar mascado, adoçante em pó, geleias adoçantes (usei metade (1/4) de mel e outra metade (1/4) de adoçante em pó)
  • 2 colheres de sopa de farinha de coco (podem usar qualquer farinha)
  • sumo e raspa de 1 lima (é opcional e serve apenas para aromatizar; podem trocar por baunilha, limão, laranja,... ou simplesmente 2 colheres de sopa de leite)
  • canela para polvilhar no fim
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 170ºC. Não precisei de untar formas, pois usei de silicone. Podem usar de papel ou qualquer outra forma, incluindo de tarte.
  2. Numa tigela bati todos os ingredientes com a batedeira elétrica.
  3. Dividi o creme que obtive pelas forminha e levei ao forno cerca de 55 minutos. Dependendo das formas que usarem e do tipo de requeijão, 45 minutos pode ser suficiente, por isso aconselho a espetarem um palito e retirar do forno assim que ele sair seco, limpo.
  4. Servi polvilhado com canela.
Nota: Não se esqueçam de provar a vossa massa antes de colocar nas formas e verem se está ao vosso gosto ou querem mais doce.
 


Tão simples, tão bom!






1 Comentários

  1. Olá. Gosto muito do seu blog. E tenho aprendido muito como principiante que sou. E já agora, diga-me, posso trocar o requeijão pelo queijo fresco batido? Obrigado.

    ResponderEliminar