Mousse de coco "light" com cobertura de chocolate preto


Escolhi esta receita para o dia de ano novo essencialmente por três razões: a primeira é por ser muito fácil de fazer e com ingredientes que tinha em casa; a segunda para aproveitar algumas das muitas claras que tinha no frigorifico, que presumo que também tenham, resultantes das sobremesas do Natal...; a terceira é por ser baixa em calorias que, depois dos excessos do Natal, vem mesmo a calhar. É claro que isto não significa que podemos abusar e comer o que queremos, apenas não ficamos com peso na consciência que, em dia de Ano Novo, vai saber muito bem!

(rende 8 porções)
Vão precisar de:
  • 1 e 1/2 saquetas de gelatina neutra (15g - cada embalagem trás 2 saquetas de 10g) ou 6 a 8 (se quiserem mais firme ou mais mole) folhas de gelatina hidratados e derretidas em 4 colheres de sopa de água
  • 5 claras de ovo
  • 2 colheres de sobremesa de amido de milho (maizena)
  • 400 ml de leite de coco (1 lata)
  • 3 colheres de sopa rasas de mel ou de adoçante em pó
  • 4 colheres de sopa (bem cheias) de coco ralado hidratado em água durante 15 minutos (colocar com água até cobrir)
Para a cobertura de chocolate:
  • 1 tablete de 100g de chocolate preto ou meio amargo
  • 1 pacote de natas (200ml) magras*
*se não quiserem usar natas, podem ser substituídas por leite de coco. Basta partir o chocolate em pedaços e por a derreter no microondas. Retirar, mexer e juntar o leite de coco.
  1. Pus o coco a hidratar.
  2. Bati as claras em castelo e reservei.
  3. Pus a gelatina a hidratar com 6 colheres de sopa de água e também reservei.
  4. Num tachinho coloquei o leite e a maizena; mexi até a farinha se diluir. Acrescentei o mel e o coco hidratado e levei ao lume a engrossar, em lume brando e mexendo para não agarrar.


  5. Retirei do lume e acrescentei a gelatina. Mexi até a gelatina se dissolver no creme.
  6. Passei para uma tigela e envolvi as claras em castelo.
  7. Dividi o preparado por tacinhas, deixando o espaço para a cobertura de chocolate, e levei ao frigorifico por pelo menos 3 horas.

Para a cobertura:
  1. Pus as natas ao lume num tacinho. Quando quentes, acrescentei o chocolate partido em pedaços. Deixei que o chocolate derrete-se, sempre em lume brando, e está pronto.  Distribuí de imediato pelas taças.


Decorei com coco ralado.