Bolachas de Aveia e Tâmaras (saudáveis e nutritivas)


Estas são as bolachas que faço para mim e não é só pela sua simplicidade, apesar de não ter por habito perder muito tempo com as minhas refeições individuais.
São doces sem terem uma gota de açúcar, são nutritivas pois juntam a riqueza da aveia com a das tâmaras, saciantes e ajudam a regular o meu intestino pela quantidade de fibras, e ainda proteicas, o que é ótimo para mim que como pouco ás refeições.
Não têm um aspeto lindo e dourado (ficam escurinhas), mas são deliciosas!

As tâmaras são muito nutritivas por conter proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas, sobretudo a vitamina C, que neste fruto existe entre 8 a 17 vezes mais que a laranja.
Uma característica marcante na composição da tâmara é o facto de, para além de ser muito doce, ser extremamente rica em fibras e uma excelente fonte de potássio, ferro e cálcio.
Deste modo, são ótimas para quem precisa de muita energia, como as crianças, os adultos muito ativos ou os desportistas.


Para fazer 20 bolachas vão precisar de:
  • 200g de tâmaras (compro no pingo doce a 1 € o saco)
  • 3 chávenas (200ml de capacidade) de flocos de aveia
Ligo o forno a 180ºC. Retiro o caroço ás tâmaras. Ponho para um copo alto e junto uma chávena de café de água quente. Trituro com a varinha mágica até ficar uma "papa".
Passo para uma tigela e misturo a aveia, amassando com as mãos. Quando me lembro ponho uma colher de café de bicarbonato de sódio, mas nestas não é essencial.
Faço bolinhas com as minhas mãos e achato no formato de bolacha. Ponho no tabuleiro do forno forrado a papel vegetal e asso por uns 20 minutos.
Não deixo ficar até estarem estaladiças para não ficarem muito secas depois de frias, só mesmo o tempo de assar.










 







Quem  bem que sabe a minha dieta!