Bolo queijada de cenoura crua com cobertura de queijo creme (de inspiração vegan, sem açúcar, ovos, farinha de trigo, nem manteiga ou óleo)



Eu sou daquelas pessoas que não lida nada bem com o envelhecimento. Sim, eu sei que é sinal de mais sabedoria, etc, etc, mas não me consigo convencer! Detesto as rugas, os cabelos brancos, a pele mais flácida...já estou a deprimir só de estar a pensar, imaginem quando chego ao espelho...
Hoje é o dia do meu aniversário, supostamente dia de festa, mas para mim é dia de depressão pois não tenho forma de me esquecer que lá vai mais um aninho!!!
Para completar o meu drama existencial, ainda tenho o meu filho mais velho ausente pelo 3º ano consecutivo, na faculdade em Lisboa, o que elimina completamente a minha vontade de haver qualquer tipo de animação nesta casa. Ainda bem que a filhota mais nova tem teste de matemática amanhã, não fosse ela ficar com ideias...
Não há festa mas há bolo!

Fiz um bolo com tudo o que eu gosto, que me faz bem e anima! E o ingrediente principal foi a...cenoura, claro!
Pois é, aquela velha citação de que a cenoura faz bem aos olhos não é um mito e não é só! A cenoura também faz bem à pele, mantendo saudável e brilhante, e previne o envelhecimento, pela sua riqueza em beta-caroteno que funcionam como antioxidantes e, ao transformarem-se em vitamina A no fígado, previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.
Mas não foi só a cenoura que coloquei neste bolo e que faz bem à pele, também as sementes de linhaça, ricas em ômega 3 e 6, são um antioxidante e renovador das células, logo, muito bom para a pele.
Depois enriqueci-o com frutos secos, cheios de gorduras boas, vitaminas, minerais e fibras, tão bom para a minha saúde e dieta!
Ah pois é, eu cá não brinco em serviço!...Há que afastar os sinais do tempo custe o que custar!

Vão precisar de:
  • 1 cenoura média crua descascada
  • 1/4 caneca de azeite
  • 1/2 caneca de mel ou 1/4 de caneca de mel e 10 tâmaras sem caroço (usei a 2ª hipótese)
  • 2 colheres de sementes de linhaça que devem estar de molho em 4 colheres de sopa água por 10 a 15 minutos, ou 2 ovos
  • 1/2 caneca de nozes ou mistura de frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas)
  • 150 ml leite magro ou água ou mistura dos dois (neste usei 75ml de água e 75ml de leite)
  • 1 caneca de farinha (trigo integral, aveia, arroz, ...ou mistura; usei meia caneca de farinha de aveia e meia de trigo integral)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
* o que podem acrescentar ao vosso bolo:
  • 6 figos secos - se acrescentarem os figos e usarem tâmaras, terão de acrescentar no fim mais 120ml de leite (neste bolo usei as tâmaras e os figos, logo, tive de pôr mais leite)
  • 1/2 fatia de abacaxi - pode parecer estranho, mas é um segredo dos bolos de cenoura crua, combina muito bem
Cobertura (é opcional):
  • 100g de queijo creme tipo philadelfia
  • 1/2 iogurte natural
  • 1 e 1/2 colher de sopa de mel

  1. Liguei o forno a 180ºC e untei uma um tabuleiro com manteiga polvilhado com farinha (optei por não fazer em forma porque é um bolo pequeno e a minha é muito grande).
  2. Bati todos os ingredientes, exceto a farinha e o fermento, no processador de alimentos*.
  3. Retirei para uma tigela e adicionei a farinha e o fermento. Verti para a forma e levei ao forno por 35 minutos.
* se não tiverem uma picadora ou um liquificador, podem fazer com a varinha mágica, apenas terão que ralar ou partir em pedaços pequenos a cenoura.




 Para a cobertura é só bater tudo com um batedor de varas manual até ter um creme.
Cobri só depois do bolo frio.



Uma delicia saudável!