Mousse de Manga (com sumo de lima) saudável





Mousse de Manga com sumo de lima é uma das minhas preferidas! Gosto tanto que até hoje tinha medo de arriscar numa versão saudável. Os dias de calor que estiveram fizeram-me mudar de ideias.
Antes de vos passar a receita, vou explicar-vos o que fiz. Posso apenas adiantar que, apesar do aspeto não ser igual ao da tradicional (na cor), é absolutamente deliciosa e, de olhos fechados, jamais diria que não tem açúcar, leite condensado nem natas ou que não era a mousse que faço à tantos ...anos!
Já viram aqui nas minhas receitas usar tâmaras trituradas para substituir o açúcar e manteiga nos bolos. Aqui elas foram substituir o leite condensado e podemos fazer isto noutras sobremesas desde que não tenha de ir ao lume. No caso das natas, eu já antes tinha feito esta troca: natas por iogurte natural sem açúcar e magro.
O sumo de lima pode ser substituído por sumo de limão ou laranja.
É uma receita que rende bastante (+ de 12 taças), apesar de hoje não ter posto claras em castelo envolvidas no fim. Podem por ou não, e é apenas dependente da necessidade de fazer mais ou menos quantidade. Eu não tinha onde utilizar as gemas e resolvi não por.



Vão então precisar de:
  • 800g de polpa de manga (em lata ou ao natural)
  • 500g de iogurte natural (pode ser potes grandes de iogurte grego ou potes individuais de iogurte natural que até é bem mais magro)
    200g de tâmaras (compro no pingo doce por 1€)
  • 3 folhas de gelatina (4 se gostarem mais densa; eu gosto cremosa)~
  • 2 limas (sumo de 1 e meia para a mousse e meia para decorar)
  • 4 claras em castelo (opcional)

    Comecei por tirar o caroço ás tâmaras e colocar num copo alto com um pouco de água quente (não deve cobrir as tâmaras). Deixei amolecer um pouco (5 minutos) e triturei com a varinha mágica até ter um creme grosso. Pus as folhas de gelatina a hidratar 3 minutos, escorri e derreti no microondas.
    Juntei o creme de tâmaras á polpa de manga, misturei bem, juntei a gelatina derretida e voltei a misturar. Acrescentei o sumo de lima e finalmente envolvi o iogurte. Levei ao frigorifico por no mínimo 3 horas.





    É fantástica e ficou ainda mais barato que a minha receita tradicional. Mais importante que isso é poder comer descansada, sem estar a pensar na quantidade de calorias que estou a ingerir numa pequena taça de sobremesa!