Petit Gateau (saudável) com gelado de banana





Esta é uma sobremesa que todos adoram e que é facílima de preparar mas, difícil de acertar no momento de tirar do forno. Normalmente as receitas dizem para experimentarmos um e só depois fazer os outros para ver qual o tempo certo de estar no nosso forno. Eu não vou ser exceção, embora tenha encontrado um técnica que torna mais fácil o centro do "bolo" ficar cremoso e o exterior crocante. Nesta receita, que não é a tradicional porque alterei os ingredientes por outros mais saudáveis, é difícil ficar a "escorrer" muito, mas não impossível. Na foto que vão ver já estava a ficar frio e não escorreu muito.
O gelado nada tem de novo e a receita é bem conhecida. É provavelmente o gelado mais fácil de fazer e mais saudável do mundo, mas muito bom...Para mim excelente a acompanhar qualquer receita de Petit Gataeu, seja ela qual for.
Nem sempre podemos servir acabado de fazer, por isso fiz uma calda de chocolate muito simples, para servir frio.

(Editado em 14/3/2017)
Para 6 "bolinhos" em forma de queque vão precisar de:
  • 1 chávena de farinha de trigo integral
  • 1/2 chávena de açúcar mascavado ou de coco ou mel
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • 1 chávena de leite (o que preferirem)
  • 100g de chocolate preto com pelo menos 70% cacau (usei 85%)
  • 1/4 de chávena de óleo (de coco, de amêndoa, de girassol,..) ou azeite
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
*a chávena que usei tem 240ml de capacidade
*se usarem um chocolate de 70% de cacau, diminuam um pouco o açúcar ou mel
*esta receita foi editada e a verde estão as alterações que fiz

Gelado:
  • 2 bananas maduras

Calda de chocolate:
  • para cada bolinho são 2 quadrados de chocolate preto com 2 colheres de sopa de leite. Levar ao microondas por 30 segundos. Mexer bem até estar em creme.

Para fazer o gelado é necessário partir duas bananas em rodelas e congelar dentro de um saco ou outro recipiente, se possível durante um dia (mínimo 5 horas). (ver fotos em baixo)

Untei as formas com manteiga e polvilhei com cacau. Pode ser com farinha; faço com o cacau para evitar marcas brancas.
Numa tigela juntei a farinha e o cacau. Misturei e juntei o leite e o mel (ou açúcar). Mexi bem.
Pus o chocolate partido numa tigela a derreter no microondas 1 minuto. Retirei, mexi até estar um creme homogenio e juntei o azeite (ou óleo). Misturei bem e juntei à massa anterior. Voltei a misturar, acrescentei o fermento, o sal e voltei a mexer.
Preenchi as forminhas com a massa sem encher (mais ou menos 2/3), para deixar espaço para crescer.
Coloquei no frigorifico durante algum tempo  (meia hora).
É aqui que está a técnica para ter como garantido que fica cremoso por dentro, desde que não exceda o tempo de forno! Eu tive mais de meia hora. Enquanto fiz o jantar, mantive a forma no frigorifico, mas não podemos exagerar. É apenas para a massa ficar fria e, quando for ao forno, o interior frio vai demorar mais a chegar à temperatura de cozimento que o exterior.
Liguei o forno a 210ºC. É importante que o forno esteja mesmo a esta temperatura quando introduzimos a forma, caso contrário, o resultado pode não ser o desejado.
Coloquei a forma e deixei assar por 9 minutos. Normalmente as receitas dizem 8 ou 10 minutos. Aqui têm de ver se as vossas formas são mais abertas ou mais fechadas ou ainda, se são pequenas ou grandes. Se forem pequenas ou abertas serão 8 minutos; se forem grandes ou fechadas serão 10 minutos. As minhas são abertas mas grandes, logo ponho 9 minutos.
Outra forma de verificarem se estou prontos é verem se estão a rachar por cima (uma pequena racha é sinal que está pronto). Isso quer dizer que o creme dentro está a começar a ferver e está na hora de retirar.
Se ainda assim tiverem duvidas do tempo que devem colocar, optem sempre por menos. Não se preocupem porque 8 minutos é tempo suficiente para isolar o bolo e criar uma "capa".
Retirei do forno ao fim dos 9 minutos, desformei e servi com uma bola de gelado (ver à frente).




 

 




Enquanto o forno aqueceu fiz o gelado.
Retirei a banana congelada para fora 10 minutos antes.
Coloquei na trituradora (ou um liquidificador), separando dentro do possível as rodelas. Liguei e começou a ficar um granulado de banana. Fui parando para soltar o que fica agarrado ás paredes da trituradora. Triturei até ficar um creme sem vestígio de banana e esbranquiçado.
Coloquei numa taça, cobri com pelicula aderente e voltei a colocar no congelador.
Esta base de gelado serve para fazer muitos outros. Com a chegado do calor irei colocar várias formas de fazer gelado saudável, sempre com esta base, que já por si é muito boa.











Que delicia!