Mousse de Chocolate saudável com Aquafaba (água de cozer grão) - de inspiração vegan, sem açúcar, manteiga nem ovos e sem abacate




A mousse de chocolate com abacate que faço com frequência cá em casa e que podem ver aqui tem um senão: o rendimento! A receita para 1 abacate rende 3 taças, ou seja, nem dá para toda a minha família. Para além disso ficamos com a sensação que não comemos realmente mousse de chocolate, pois o sabor e a textura é delicioso mas bem diferente...
A outra mousse de chocolate saudável que faço cá em casa e que podem ver aqui tem outro inconveniente: sobrarem as gemas dos ovos, que como sabem estragam-se muito rapidamente.
Esta receita que hoje fiz  resolve estes "problemas". O que fiz foi reunir na mesma receita duas formas de fazer mousse de chocolate saudável, sem açúcar, sem manteiga, sem ovos e sem abacate. Arrisquei e não podia ter corrido melhor. Estou muito contente com o resultado, todos adoraram, fica exatamente igual a uma mousse de chocolate tradicional e rende 8 taças, o que é ótimo!
Se quiserem ver a receita da mousse com aquafaba "original", encontram no site da sociedade vegan.

Já comentei aqui no blogue que as páginas de facebook que mais me prendem a atenção e em que perco mais tempo são as vegan e vegetarianas. A razão é simples, têm muito boas soluções para quem como eu procura uma alimentação mais saudável. Embora não me reveja em nenhum destes conceitos de alimentação, reconheço o mérito e a sabedoria de quem pratica esta dieta.
Foi numa destas "leituras virtuais" que descobri a Aquafaba. Já sabia substituir os ovos por linhaça mas ainda não sabia como é que os vegans faziam quando precisavam de claras em castelo. É surpreendente e vou mostra-vos tudo!

 Os ingredientes para esta mousse são:
  • 200g de chocolate preto (70% cacau)
  • 1 lata de 400g de leite de coco
  • 100ml  de água de cozer grão (aquafaba) que pode ser de 1 lata, 1 frasco ou caseiro (devem guardar 3/4 de copo da água onde cozeram o grão) ou 4 claras de ovo
  • 1 colher de sobremesa de mel (opcional - eu coloquei mas da próxima não coloco)
 Antes da descrição e porque é muito fácil de fazer depois de perceber estes conceitos, vou explicar como "lidar com estes ingredientes novos na mousse: aquafaba (água de cozer grão) e leite de coco.

*O leite de coco tem de ser de lata e estar algumas horas no frigorifico (se possível uma noite) para que a camada mais grossa fique em cima e o restante liquido fique em baixo. É esta parte mais grossa e sólida que substitui as natas nas mais diversas receitas e que lhes dá cremosidade. A forma de utilizar é exatamente igual ás natas, ou seja, retira-se com cuidado a parte sólida que está em cima e bate-se com a batedeira. Não deitem fora o liquido que fica no fundo pois serve para fazer chocolate liquido para as coberturas, por exemplo de um gelado ou até das papas de aveia. Explico no fim. 
Eu costumo comprar no minipreço, é mais barato e já vem com esta "separação" feita. Ainda assim, coloco na mesma no frigorifico para que ao bater fique cremoso. É como as natas.



*A aquafaba não é mais que água de cozer grão. Sim, aquela que toda a vida desperdiçamos tem exatamente as mesmas características químicas que as claras de ovo e fica em espuma.
O que têm de fazer e escorrer a água de uma lata ou frasco, colocar numa tigela e bater com a batedeira, exatamente como se faz com as claras de ovo.
Se escorrerem uma lata ou frasco vão ver que rende mais ou menos 1/2 copo e é o necessário para esta receita e equivale a mais ou menos 3 claras. grandes  ou 4 pequenas.
Para fazer a aquafaba caseira terão apenas que cozer o grão em água como sempre fizeram. Se quiserem, e é opcional, podem ferver a água sozinha no fim para que fique mais concentrada.
É ainda importante saber e eu própria testei, aqui aplica-se exatamente o mesmo principio que nas claras de ovo: para não deslaçarem coloquem uma colher de sobremesa de açúcar quando estiverem a terminar de bater. O principio químico é o mesmo e os resultados são evidentes.










Passando agora à descrição da receita:
  1. Tirei a lata de leite de coco do frigorifico e, como expliquei em cima, retirei a parte sólida que está em cima para uma tigela. Bati com a batedeira até estar cremosa (em chantilly).
  2. Coloquei o chocolate partido numa tigela e levei ao microondas 2 minutos, parando a meio para colocar a colher de mel. Retirei e mexi até ter um creme. Juntei-lhe 2 colheres de sopa de leite de coco batido para que estabilize e suavize. Depois de bem misturado, juntei ao restante leite de coco batido e mexi bem.
  3. Escorri a água da lata de grão para uma tigela e bati com a batedeira até ter uma espuma firme. Quando estava a ficar pronta, acrescentei uma colher de sobremesa de açúcar para que a espuma não deslace. É opcional mas resulta; o principio químico é o mesmo que nas claras de ovo.
  4. Verti, aos poucos e apenas envolvendo, o creme de chocolate na espuma. Ao contrário das claras em castelo, em que são elas que "vão" para o creme, aqui é o creme que vai aos poucos e envolvendo para a espuma.

     







    Está pronto e é só verter para tacinhas ou taça grande e colocar no frigorifico como a mousse tradicional.


Decorei com pedaços de morango congelados.

O que fazer então com o liquido que fica no fundo da lata de leite de coco (cerca de 1/2 copo)?
Coloca-se num tachinho ao lume com 1/2 copo de cacau em pó ou a mesma quantidade de liquido, 3 colheres de sopa de mel e uma pitada se sal. Deixasse ferver até ter chocolate liquido como aquele que se compra para pôr por cima dos gelados, apenas com uma enorme diferença: é SAUDAVEL!
Sinto uma enorme satisfação porque finalmente consegui fazer uma mousse de chocolate saudável com uma boa relação preço, quantidade e qualidade!