Cheesecake de manteiga de amendoim e cacau (saudável; pouco calórico; feito com queijo quark)





Este foi sem duvida o cheesecake mais surpreendente que fiz até hoje e por vários motivos...
Quem me conhece ou quem já se a Panelinha de sabores à algum tempo, sabe que eu sou completamente "doida" por cheesecake. Não faço a menor ideia de quantos cheesecakes já fiz e ás vezes penso para mim mesma que sabor é que ainda me falta experimentar. Basicamente eu faço cheesecake de tudo que me vem à cabeça.
Esta foi a minha melhor experiencia!
Tinha três prioridades: uma era fazer um bolo saudável, outra era faze-lo com o minimio de calorias possível e outra ainda era não ficar excessivamente dispendioso, ou seja, não queria que fosse um bolo só para dias de festa.

A sua textura cremosa e o sabor rico deste bolo de queijo, faz-nos sentir no céu...Mas podem ficar descansados que só vão ter proteínas de qualidade, gorduras saudáveis e nada de açúcares refinados, tudo muito difícil de encontrar num cheesecake clássico.

(Depois do cheesecake ter estado meia hora no congelador)

Eu e a minha filha Camila demo-nos a dois trabalhos extra confeção do bolo: fazer contas ás calorias (esta parte é mais com ela...) e fazer as contas aos gastos (aqui entro eu em ação...). Ora vejam.
Calorias:
tâmaras- 280 ;aveia- 555; manteiga de amendoim- 630; queijo quark- 260; queijo creme- 204; mel- 667; leite- 94; cacau- 260. Tudo somado dá 2950 . Dividindo por 12 fatias são 246 calorias (cá em casa rendeu 14 e com jeitinho dá 16...).

As minhas compras:
No lidl comprei o queijo quark por 0,89€ e gastei todo; o queijo creme light (estava em promoção) por 0,85€ e gastei todo; a manteiga de amendoim por 1,99€ e também gastei toda. A aveia tenho sempre e compro por cerca de 1€ o saco (gastei 150g, logo, 0,37€); as tâmaras comprei avulso na frutaria da vila onde vivo e gastei 0,85€; o mel, assim como o leite e o cacau, também tenho sempre em casa e terei gasto nos três 1,70€; Tudo somado dá 6,65€. Dividindo por 12 fatias, fica em 0,56 €.
Surpreendidos? Eu fiquei!

Agora vamos à receitinha!
Vão precisar de:
Base
  • 150g de flocos de aveia
  • 20 tâmaras
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim (40g)
Recheio
  • 500g de queijo quark
  • 200g de queijo creme light (tipo Filadelfia)
  • 250g de manteiga de amendoim
  • 170g de mel (cerca de 2/3 de caneca)
Cobertura
  • 1 copo de 200ml de leite
  • o mesmo copo com cacau em pó magro (80g)
  • 3 colheres de sopa de mel (60g)
  • 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim (opcional)

Dicas:
* Podem fazer outra base, por exemplo de bolacha de aveia ou digestiva com manteiga de amendoim (ver as quantidades aqui )
* Podem usar adoçante, açúcar de coco ou açúcar mascavado em vez de mel e também duas das opções, por exemplo, metade mel, metade adoçante; só têm que completar os 2/3 de caneca.
*Podem substituir o queijo quark por leite de coco. Irão usar uma lata de 400ml, que deve estar no frigorifico para que retirem apenas a parte mais densa que fica em cima. Depois é só bater como se fosse natas; terão de alterar a quantidade de manteiga de amendoim para 240g e de mel para 160g;

 Confeção:
Comecei por tirar o caroço ás tâmaras e colocar a amolecer num pouco de água quente. Não aproveitei a água, logo, é mesmo só para amolecer um pouco (se fica muito tempo, vai perder o açúcar para a água).
Coloquei todos os ingredientes da base no processador de alimentos e triturei até ter uma massa.
Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal e preenchi o fundo com a massa. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.



Para o recheio, coloquei todos os ingredientes numa tigela e mexi com o batedor de varas manual.
=>Se estão a achar estranho este cheesecake não levar folhas de gelatina, isso é porque todos os ingredientes ficam em textura densa ao ir ao frio. Digamos que a manteiga de amendoim vai fazer a vez da gelatina. Não fica um bolo muito firme, mas podem levar ao congelador meia hora antes de servir para estar mais firme (eu fiz isso; nas fotos podem ver sem ir ao congelador e indo ao congelador).
Verti o recheio por cima da base e reservei novamente no frigorifico.



Para a cobertura, coloquei todos os ingredientes num tachinho, misturei bem e levei ao lume até engrossar. Verti por cima do recheio.



Levei ao frigorifico por 3 horas. Se for para servir em dia de festa, que normalmente está mais tempo na mesa, convém levar ao congelador meia hora antes de servir.