Pizza com base de beringela





Quando deixo de acender a lareira, a cozinha passa a ser das divisões mais movimentadas cá de casa.
Isto porque os meus filhos não estudam no quarto, nem o escritório, estudam onde a mãe está! E não pensem que mudou com a idade e a independência deles, até o mais velho, agora na faculdade em Lisboa bem longe de casa, quando vem de fim de semana, estuda em conjunto com a irmã onde eu também estiver.
Eu, apesar de gostar muito de cozinhar, não gosto de estar muito tempo de volta das refeições e cozinho "passando os dedos" pelo teclado do computador.
No sábado, enquanto todos trabalhávamos na mesa da cozinha, resolvi ir fazer uma pizza para o lanche. Tirei uma beringela do frigorifico e o mais velho disse-me: "Ó mãe por favor, vê lá se fazes uma pizza normal!"
Claro que eu respondi que tudo que faço é normal e que não tinha tempo para estar a fazer massa para a base da pizza, até porque tem de descansar, e por isso a base seria de beringela.
No fim do lanche o comentário foi: "Se calhar até posso fazer isto lá em minha casa, pareceu tão fácil e é tão bom!..."
Bem mais fácil, rápido e saudável que qualquer pizza tradicional, digo eu!
Vão precisar de:
  • 1 beringela média
  • 1 clara de ovo
  • molho de tomate ou 1/2 lata de tomate em pedaços, 1 dente de alho picado, 1 fio de azeite e órgãos
  • cogumelos (usei 6 cogumelos frescos mas pode ser de lata)
  • 3 fatias de fiambre de frango picadas (opcional)
  • 1 tomate cortado em pedaços
  • 100g de queijo mozarela magro para gratinar
  • sal e orégãos
Confeção:
Liguei o forno a 180ºC.
Cortei a beringela em fatias finas no sentido longitudinal.
No tabuleiro do forno, coloquei uma folha de papel vegetal (é importante se uma superfície que não deixe agarrar). Dispus as fatias de beringela de forma a fazer uma roda sem deixar espaços visíveis. Pincelei com a clara de ovo (é aclara de ovo que a vai fazer as fatias colarem umas ás outras) e levei ao forno até estar cozinhada (mais ou menos 15 minutos).










Entretanto fiz o molho de tomate, colocando numa frigideira o alho picado, um fio de azeite, o tomate de lata e orégãos. Deixei cozinhar por uns 5 minutos. Retirei para uma tigela e salteei na mesma frigideira os cogumelos laminados.
Cortei o tomate em pedaços.










Entretanto a base de beringela estava pronta e foi altura de "montar" a pizza.
Em cima da base coloquei o molho de tomate, os cogumelos, o fiambre picado, o tomate em pedaços, queijo mozarela e polvilhei com orégãos.

Levei ao forno até o queijo estar derretido.
 Uma delicia!