Taça de quinoa (doce) com frutas (pequeno almoço / brunch)





Estamos mais habituados a ver a quinoa em saladas ou pratos salgados, mas a quinoa faz um excelente pequeno almoço, pode ser doce e cozinhada em leite.
É um pequeno almoço saudável e nutritivo, com proteínas, fibras, vitaminas, antioxidantes e muito mais pode ter com aquilo que lhe juntar. É exatamente o mesmo que se faz com papas de aveia.
Aqui tentei dar dois pequenos exemplos, indo buscar frutas diferentes e coloridas num e a simplicidade da maça noutro, acrescentando um pouco de noz, mas é apenas um exemplo. É só usar a imaginação que tudo é possível...

















Um dado importante: a quinoa demora um bocadinho a cozer e de manhã não dá jeito nenhum. Podem cozer em qualquer altura e guardar no frigorifico ou até mesmo congelar. De manhã é só colocar um fio de leite e levar ao microondas meio minuto que está pronto.
Para quem ainda tem algumas duvidas de como cozer a quinoa em água (aqui não foi com água) pode ver carregando aqui ou aqui ; quem também ainda tem algumas reticencias em comprar por ser caro, há alguns supermercados que têm um bocadinho mais barato, o continente tem uns saquinhos a 2€ e o minipreço acho que também tem. Os sacos são pequenos mas a quinoa cresce muito depois de cozida, mais ou menos como o arroz. Eu já me apercebi que esta que é um pouco mais barata não cresce tanto, ainda assim, não acho significativo.

Para 3 taças:
  • 1/2 de chávena de quinoa seca
  • 1 chávena de leite (podem usar o leite que quiserem) + 1/4 de chávena para colocar no fim e ficar com textura mais cremosa (de papas)
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de mel


Para os "toppings":
  • 1ª foto - Frutas variadas, quanto mais variadas melhor. Para não estragar fruta sugiro que, no caso de estarem a fazer apenas uma única taça, variem menos. Eu fiz duas taças, logo usei, 1 banana, 1 kiwi, cerejas e morangos; se estivesse a fazer só uma, teria escolhido entre a banana e o kiwi.
             -2 nozes e canela
  • 2ª foto - 2 maças (1 e 1/2 para o puré e a outra metade em cubos), 1 noz e canela
Confeção da quinoa:
Num tachinho coloquei o leite com a canela e o mel. Levei ao lume e, quando começou a ferver, juntei a quinoa devidamente lavada e escorrida (escorro no passador). Deixei cozer em lume brando por cerca de 20 a 25 minutos até todo o liquido ter evaporado. Soltei os "grãos" com um garfo e acrescentei mais um pouco de leite para que fique com uma textura mais de papa (é facultativo). Está pronta a usar.




A proporção para cozer a quinoa é sempre de 1 : 2 (1 de quinoa para 2 de liquido).

Para o puré de maça:
Parti a maça em pedaços pequenos e coloquei num tachinho com sumo de meio limão e 1 colher de sobremesa de adoçante (uso stevia em pó). Levei ao lume e deixei cozinhar em lume baixo. São uns 10 minutos no máximo e não coloco mais nenhum tipo de liquido. Esmaguei com um garfo.

Para os restantes toppings, basta partir a fruta que escolherem da forma que mais gostarem e polvilhar com canela.

Dica:
*para tirar o caroço ás cerejas basta enfiar uma palha pelo local do píncaro (para verem fotos carregar aqui )
* podem colocar pepitas de chocolate ou raspas de chocolate preto
* podem fazer com quinoa cozida em água e depois verter por cima um pouco de leite quente com mel ou iogurte (grego por exemplo).

Querem saber quantas calorias tem? Aproximadamente 250 calorias O que acham? É que não há fome que chegue nas horas seguintes...