Tarte de "caramelo" de tâmaras (não vai ao forno; sem açúcar, ovos nem farinha; feita com queijo quark e iogurte grego)




(Receita de papas de aveia com caramelo de tâmaras no fim)


Conhecem a "terapia dos tachos"? Muito usada para curar a depressão em que as mamãs ficam quando os filhos crescem e elas começam a ficar sozinhas à noite? Comigo funciona e ainda bem porque vejo o "problema" a agravar-se a cada ano que passa e em especial no verão...
Hoje, sexta feira, seria dia para o meu filho J. Pedro vir para casa de fim de semana, mas não veio... Não veio e ainda "levou" com ele a mana mais nova. Teve hoje frequência e quis ficar em Lisboa para ir sair com os amigos. Como a Camila já está de ferias, convidou-a para ir ter com ele. Ora, isto quer dizer que eu fiquei sem os filhos á sexta feira e sem a "montanha" de roupa para pôr a lavar quando ele vem para casa.
Alguns hão-de estar a pensar que é uma sorte e que devia ir ver televisão toda a noite. Devia, é verdade, mas não gosto nada de estar a ver televisão sozinha. O meu remedio é quase sempre o mesmo: ir para a cozinha inventar. Sim, porque quando estou mais deprimida não sigo receitas de lado nenhum, é a altura de "libertar" a minha inspiração toda cá para fora. Normalmente saem doces...
Esta tarte ficou absolutamente deliciosa. Na realidade já algum tempo que andava a pensar nela. Eu adoro "caramelo" de tâmaras e não é só por ser muito saudável, não ter de ir ao lume, não ter "ciência" nenhuma, ficar feito num abrir e fechar de olhos,...é porque é mesmo muito bom! Serve para adoçar imensa coisas, tal como o tradicional caramelo de açúcar, mas com todos os benefícios das tâmaras, e são muitos...
Depois pensei em fazer uma base simples e, como tinha muita aveia em flocos que tinha comprado em promoção, resolvi usar.
Houve ainda que pensar em fazer uma tarte não muito calórica (dentro do possível visto que as tâmaras são saudáveis mas calóricas). Então escolhi o queijo quark e o iogurte grego para o recheio.
Espreitem, experimentem que nem vão acreditar que é sem ponta de açúcar...
Vão precisar de:
  • 400g de tâmaras descaroçadas e demolhadas (200g para a base e 200 para o receio e cobertura)
  • 2 canecas de flocos de aveia mal cheias
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (opcional)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim (podem trocar por outra qualquer que gostem)
  • 2 colheres de chá de canela (separadas)
  • 300g de queijo quark*
  • 300g de iogurte grego natural (usei ligeiro)*
  • Raspas de chocolate para a decoração
*Podem variar estas duas quantidades desde que completem as 600g. Podem fazer 400g de queijo e 200g de iogurte ou o contrário e até podem fazer só com um dos ingredientes. Eu não experimentei mas não vejo nenhuma razão para não ficar bem .


Confeção:
Comecei por pôr as tâmaras a demolhar. Demolhei separadamente, 200g em cada copo alto com 1 copo de água quente por 15 minutos.

Base:
No processador de alimentos coloquei a aveia, o cacau, a manteiga de amendoim, 12 tâmaras demolhadas (retirar de um dos copos) e 6 colheres de sopa de água de demolhar as tâmaras. Triturei até estar a começar de agarrar ás paredes do processador. Fica uma farofa solta que ao apertar fica compacta.
Forrei uma forma de base amovível com papel vegetal, verti a massa da base e pressionei pelo fundo e lado. Reservei no frigorifico.
(As restantes tâmaras que estavam no copo de onde tirei as 12 para a base mantive na água e vão servir para fazer o caramelo da cobertura)




















Recheio:
Escorri a água das tâmaras do 2º copo (guardar essa água para outras utilizações- ver dica no fim*). Com a varinha mágica (pode ser o processador), triturei até ter um creme espesso. Misturei 1 das colheres canela (é opcional).
Numa tigela misturei o iogurte, o queijo e o creme de tâmaras. Verti a mistura por cima da base. reservei no frigorifico.




Cobertura:
Triturei as tâmaras reservadas da base com a varinha mágica. Devem ter água até cobrir mas sem ultrapassar, ou seja, deve haver "pontas" de tâmaras descobertas de água. Acrescentei a outra colher de tâmara. O caramelo de tâmara cremoso está pronto (ver dica no fim**).


Coloquei numa seringa de cozinha e fiz "fios" por cima do recheio. Se sobrar (a mim sobrou), podem reserva no frigorifico vários dias e utilizar posteriormente (ver dica***)
terminei com raspas de 1 quadrado de chocolate preto.

Passei um palito levemente pela cobertura para dar este efeito "desmanchado"


Dicas:
*A água de demolhar tâmaras é doce e rica em vitaminas e fibras, pelo que é um desperdício deitar fora. Podem usar para adoçar o que quiserem, sumos, Eu uso para fazer as papas de aveia ou os overnight. É só substituir pelo leite e acrescentar o restante se não for suficiente.
**Esta é uma das formas de fazer caramelo de tâmara, quando o queremos em creme. Outra forma e colocar as tâmaras 1 minuto e meio no microondas, passar para um processador de alimentos e triturar. Aqui não se coloca água e fica um caramelo mais sólido, idêntico aquele que se põe, por exemplo, em bombons ou barras de chocolate.
***Utilizei o caramelo de tâmaras em papas de aveia. Podem utilizar nas papas, nos overnight oats ou em qualquer bolo, em substituição de mel. Se, por exemplo, costumarem adoçar as vossas papas com mel, ponham a mesma quantidade deste creme. É mais saudável porque é mais rico em vitaminas que o mel, tem fibras que o mel não tem.

Papas de aveia com caramelo  e/ou água de demolhar tâmaras (a substituir mel)


Para esta taça de papas de aveia com creme de tâmaras:
(Foi a do meu marido)
Coloquei na tigela flocos de aveia até 3/4 de capacidade. Cobri com água e levei ao microondas 1 minuto. Retirei, coloquei 1 colher de sobremesa de caramelo de tâmara e misturei. Numa tigelinha misturei 2 colheres de sopa de iogurte grego natural ligeiro com 1 colher de café de caramelo de tâmara. Espalhei em cima da aveia. Terminei com banana, canela, manteiga de amendoim, caramelo de tâmara e raspas de chocolate preto.

Para esta taça de papas com creme e água de demolhar tâmaras:
(Foi a minha)
Coloquei flocos de aveia numa tigela até metade da capacidade. Cobri com a água de demolhar as tâmaras que tinha sobrado da base da tarte. Levei 1 minuto ao microondas. Numa tigelinha coloquei 2 colheres de sopa de iogurte grego natural ligeiro com 1 colher de chá de creme de tâmara. Misturei e espalhei por cima da aveia. Terminei com banana, canela, manteiga de amendoim, caramelo de tâmaras e raspas de chocolate.










0 Comentários