Tarte de chocolate (vegan)




Mais uma aventura nas receitas vegan e que não correu bem à primeira! Pois é, esta tarte já tem historia e não é das melhores. A minha filha Camila foi ao aniversario de uma colega e eu resolvi fazer uma tarte para oferecer. Arrisquei em fazer uma receita vegan que nunca tinha experimentado, e fiz as minhas já habituais alterações. Não correu bem! A base ficou muito seca e difícil de cortar. Claro que comeram na mesma, o sabor estava lá, mas eu fiquei um pouco aborrecida comigo mesma, e, principalmente, desejosa de voltar a fazer até ficar no ponto! Aqui está ela!
Sabem o que é que o meu filho J. Pedro me disse? "Mamã, podes escrever lá no teu blogue que eu aprovei a tua tarte vegan." Deve ter sido a 1ª vez que ele não reclamou duma sobremesa não convencional...Estará doente?! Até tirou uma foto à fatia dele (maior que a minha, claro...)!
Para a base vão precisar de:
  • 1/2 caneca (mal servida) de açúcar mascavado (75g)
  • 1/4 de caneca farinha de aveia (ou outra à escolha)
  • 1/4 de caneca  de cacau em pó (30g)
  • 1/4 de caneca de manteiga de amendoim ou amêndoa (também podem usar outra manteiga)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ovo pequeno (usei ovo de linhaça, colocando 1 colher de sopa de linhaça de molho em 2 colheres de sopa de água por 15 minutos)
Recheio:
  • 1 lata de 400ml de leite de coco que deve estar no frigorifico
  • 12 tâmaras secas (105g)
  • 2/3 de caneca de adoçante ou açúcar ou mel (usei adoçante em pó stevia)
  • 3/4 de caneca de cacau em pó
Comecei por fazer a base, colocando todos os ingredientes numa tigela. Misturei e bati com a batedeira. Fica uma farofa solta. Se usarem um ovo normal fica mais mole e poderão ter mais dificuldade em espalhar com as mãos, mas podem usar uma colher de silicone para ajudar a espalhar. Não aconselho a pôr mais farinha, foi o que fiz na 1ª vez que fiz a receita e ficou muito seca.
Liguei o forno a 180ªC. Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal e coloquei lá a massa. Com as minhas mãos, forrei a base e um bocadinho dos lados da forma com a massa.



Levei ao forno 12 minutos. Não vai ficar seca nem parecer com bolo, vai continuar mole.
Deixei arrefecer.
Para o recheio, retirei o caroço ás tâmaras. Com cuidado retirei a parte sólida que está em cima da lata de leite de coco, reservando o liquido que está em baixo Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos até ter um creme liquido. Não vai ficar lisinho mas os pequenos vestígios de tâmara não se notam depois de solidificar. Também podem 1º triturar as tâmaras e depois juntar os restantes ingredientes.
Verti a mistura na base da tarte e levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).


Para a decoração usei morangos, cerejas e molho de chocolate mas é opcional.
Para o molho de chocolate, derreti 3 quadrados de chocolate no microondas por uns segundos. Juntei, aos pinguinhos, o liquido da lata de leite de coco que tinha reservado, mexendo sempre. Espelhei de imediato pela tarte.




Uma verdadeira tentação!

0 Comentários