Cheesecake sabor a Snickers


(Versão saudável, sem farinha, ovos, açúcar; feito em poucos minutos; com queijo quark )



Este era o cheesecake que me faltava fazer...até ao próximo...
Não será o ultimo com certeza, já todos sabem que eu adoro cheesecake, mas foi um desafio que aceitei sem olhar para trás. Desafio feito pelo meu filho J. Pedro que me enviou uma receita de Snickers para o meu Instagram e disse-me: "Mama, vê este vídeo de como fazer Snickers. È super fácil e acho que tu consegues transforma-lo numa sobremesa saudável"
E consegui! Aqui está ela!
 Como já vem sendo habito nestes últimos dias, tive a ajuda da minha filha Camila que anda entusiasmadíssima com as receitas da mãe. Ontem disse-me mesmo que começava a compreender-me porque isto das receitas e das experiencias culinárias era um vicio. Ela mesmo passa cada vez mais tempo a ver vídeos de culinária no seu instagram e cada vez sente mais curiosidade em experimentar.
Já as fotos, que ficaram a cargo do "desafiador", não ficaram muito boas...Pois é, o J. Pedro estava distraído na conversa com a mãe e a irmã e não prestou atenção ás fotos que estava a tirar...
Vão precisar de-
Base:
  • 1 e 1/2 caneca de nozes ou nozes e amêndoas (eu era para fazer só com nozes mas não tinha suficientes e pus 1 caneca de nozes e 1/2 de amêndoas)
  • 1 e 1/2 caneca de tâmaras sem caroço (cerca de 200g) - Não é necessário demolhar
Recheio e cobertura:
  • 200g de queijo creme tipo philadélfia (usei magro)
  • 200g de queijo quark
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 saqueta de preparado para pudim flan ou pudim de baunilha (ver foto)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 colheres de sopa de mel
  • (2 colheres de sopa de leite ou água se estiver muito sólido)
  • 4 quadrados de chocolate preto 70% cacau
  • 1 mão cheia de amendoins descascados
Confeção:
Coloquei no processador de alimentos as nozes (e as amêndoas) e as tâmaras. Triturei até ter uma farofa solta mas que ao apertar fica compacta.
Forrei a forma do brownies (forma retangular ou quadrada) com papel vegetal. Verti a massa de noz e forrei toda a superfície. Reservei no frigorifico.



Para o recheio, misturei todos os ingredientes. Verti sobre a base.



Numa tigelinha coloquei a manteiga de amendoim e o mel. Levei ao microondas 1 minuto e misturei bem. (se estiver muito solido coloquem 1 colher de sopa de leite ou água; não é solução aquecer mais).

Espalhei pequenas quantidades desta pasta por cima do recheio de queijo e, com a ajuda da pega duma pequena colher, espalhei "grosseiramente" o creme. Reservei um pouco para a cobertura final.





Pus o chocolate partido a derreter em banho maria.
O meu creme de manteiga de amendoim entretanto já estava muito grosso e frio, por isso coloquei uns segundos (cerca de 10) no microondas e acrescentei o leite para ficar mais liquido (para escorrer como escorre o chocolate derretido).
Espalhei os amendoins pelo recheio, verti o restante creme de manteiga de amendoim com a ajuda de uma pequena colher e apenas deixando escorrer.
Fiz o mesmo com o chocolate derretido.




Reservei no frigorifico até á hora de servir.
Servi partido em quadrados.




Uma verdadeira tentação saudável!





0 Comentários