Mousse de lima (saudável; sem açúcar refinado, natas ou leite condensado)




Eu adoro mousse de lima! É a mousse de eleição no verão cá em casa. Em dias quentes sabe maravilhosamente bem, pela frescura e leveza.


Há já alguns anos que faço, já fiz varias versões, umas mais saudáveis que outras. Com queijo fresco batido (queijo quark), com iogurte grego, fica sempre deliciosa. Por ser leve, desenjoativa, é ótima para dias de festa. Cá em casa é obrigatória na passagem de ano.

Esta versão de leite de coco tem a vantagem de ser necessário menos ingrediente adoçante que as versões de iogurte ou queijo quark. O leite de coco tem um sabor agradável ao paladar, pelo que quase não precisamos de adoçar.




Para 4 taças vão precisar de:
  • 1 lata de 400ml de leite de coco (que deve estar no frigorifico para que se separe a parte solida da liquida)
  • 1 e 1/2 lima + 1/2 na decoração 
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (uso stevia + açúcar de coco)
  • 2 claras de ovo grande
  • 2 folhas de gelatina 
Confeção:

  1. Com cuidado, retirei a parte sólida da lata de leite de coco. Coloquei numa tigela e bati com a batedeira até estar cremoso. Acrescentei 2 colheres de sopa de stevia em pó e bati mais um pouco.
  2. Noutra tigela, bati as claras em castelo, com o truque do costume para não deslaçarem, que é acrescentar uma colher de sopa de açúcar de coco. Bati até o açúcar se dissolver.
  3. Raspei 1 e 1/2 lima e juntei ao leite de coco batido.
  4. Hidratei as folhas de gelatina em água fria. Quando moles, escorri , adicionei 2 colheres de sopa de água e levei ao microondas 20 segundos para que se diluam. Acrescentei o sumo das limas raspadas e misturei . Acrescentei ao leite de coco batido e misturei.
  5. Aos poucos, envolvi as claras na mistura de leite de coco.
  6. Dividi por tacinhas e levei ao frigorifico.
  7. Servi decorado com raspa e rodela de lima.



Tão fresca, tão leve, tão bom...




1 Comentários