Tarte "Twix" (saudável, sem açúcar, farinha, ovos)







Há já algum tempo que imaginava esta tarte. Por falta de oportunidade, por aparecerem outras sobremesas que me pediam para fazer, foi ficando de lado, não num papel mas sim na minha cabeça.
Tinha idealizado fazer uma tarte inspirada num dos meus "chocolate de bolso" preferidos, o twix. Também é dos preferidos dos meus filhos, daí o desafio, de fazer uma tarte que soubesse ao chocolate mas com ingredientes bem diferentes (saudáveis), fosse grande e difícil. Talvez algum medo de falhar também andasse a ajudar o impasse.
Ontem ia ficar sozinha em casa e achei que era o dia certo para pôr mãos á obra. Se corresse mal, ainda tinha tempo de fazer uma outra sobremesa para o fim de semana.
Mas não correu mal, eu estou felicíssima, difícil até de vos descrever o quanto fiquei contente com o resultado. Está exatamente o que imaginei, de sabor, de texturas, com os ingredientes que escolhi, sem qualquer adição de açúcar, farinhas, ovos,...
Os meus filhos aprovaram, talvez para eles tenha sido a melhor que a mãe elaborou, a par do cheesecake de manteiga de amendoim que eles adoram.
Raramente falo aqui no blogue da opinião do meu marido, não por alguma razão em especial, apenas porque é uma opinião muito pouco isenta, visto que o meu marido gosta de tudo que faço e diz sempre estar fantástico, nem que eu veja que está péssimo. Mas hoje senti que também ele ficou impressionado com a parecença de sabor entre a tarte e o chocolate. Só o tinha visto ter esta reação quando fiz a minha versão saudável de salame.
Estou por tudo isto muito feliz, espero que experimentem e que gostem!
Vão precisar de:
Base:
  • 1 caneca de coco ralado
  • 1/4 de caneca de cacau
  • 3/4 de caneca de flocos de aveia
  • 6 colheres de sopa (rasas) de manteiga de amendoim (ou outra que preferirem)
  • 2 colheres de sopa de mel ou 2 de água de demolhar as tâmaras (ver as notas á frente)*
Cobertura:
  • 20 tâmaras (200g) sem caroço e demolhadas por pelo menos meia hora em água quente
  • 250g de chocolate preto (ver as notas á frente)**
  • 200ml de leite de coco (deve estar no frigorifico para que esteja separada e aparte solida da liquida)
Para o molho de chocolate (opcional)
  • 50 g de chocolate preto
  • 2 colheres de sobremesa de leite de coco
Notas:
*As tâmaras têm de ser demolhadas e a água da demolha é um adoçante natural que nunca devem desperdiçar. É como se fosse stevia liquida, embora com um poder adoçante menor. Eu não usei apenas porque quis guardar para as minhas papas de aveia (ou overnight oats) que gosto muito de adoçar com esta água por ser muito rica em vitaminas e minerais. Para verem como faço as minhas papas de aveia adoçadas com a água de demolhar tâmaras, carreguem aqui ou aqui.
**Normalmente eu uso chocolate 70% cacau nas sobremesas por ser o mais saudável; neste caso, e apenas por ser uma experiencia, usei um chocolate de culinária de 50% da cacau. Como não sabia se ia acertar à primeira a quantidade de chocolate e leite de coco que teria de usar para obter a textura que queria, preferi usar um chocolate mais barato. Assim sendo, podem optar pelo chocolate preto que preferirem.

Confeção:
Comecei por pôr as tâmaras a demolhar num copo alto com 100ml (meio copo) de água quente. Deixei durante quase toda a minha hora de almoço, cerca de 45 minutos.
Entretanto fiz a base. Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Liguei o forno a 200ªC.
Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos. Triturei até começar a agarrar ás paredes do processador (é uma farofa solta mas que ao apertar agarra). Passei para a forma, pressionei de forma a forrar a superfície e um pouco do lado da forma. Levei ao forno 8 minutos (não deixem mais).




Escorri a água das tâmaras e reservei. Triturei-as com a varinha mágica até ter um creme idêntico a caramelo.
(Nota: se forem usar a água das tâmaras em vez de mel, terão de as escorrer antes de fazer a base).
Verti o caramelo de tâmara por cima da base, espalhei e reservei no frigorifico.
Eu fui trabalhar e só terminei da parte da tarde, mas devem reservar no frigorifico tempo suficiente para o caramelo endurecer (cerca de 1 hora).



Derreti o chocolate em banho maria e acrescentei o leite de coco (apenas a parte sólida) quando já estava totalmente derretido, verti sobre o caramelo e guardei no frigorifico até endurecer (ficou durante a noite mas 2 horas deve ser suficiente.





Está pronta a servir.
Se quiserem fazer o creme de chocolate para decorar, basta colocar as 50g de chocolate com 1 das colheres de leite de coco no microondas 20 segundos, mexer até estar completamente derretido e acrescentar a outra colher de leite de coco. Mexer até estar em creme.




Uma verdadeira tentação saudável!






0 Comentários