Barritas de arroz tufado (integral, sem açúcar e sem glúten)



Com apenas 3 ingredientes, sendo que nenhum deles é açúcar, estas barritas são no mínimo difíceis de descrever! Vamos a adjetivos: rápidas, pois precisei de 5 minutos para as fazer; saudáveis, pois os seus 3 ingredientes são o arroz tufado 100% integral e sem açúcar, tâmaras e manteiga de amendoim; económicas, pois gastei à volta de 2,5 euros para fazer esta quantidade que vêm na foto; práticas, pois ficam tão bem na lancheira dos meus filhotes como na minha; por ultimo mas não mesmos importante, são uma verdadeira delicia!!!!

Esta foi mais uma "aventura" na cozinha da minha filha Camila, que está imparável! Ou talvez não que as aulas já estão para começar....Quanto a mim, limitei-me a dar indicações da consistência necessária e a partir em barritas, o que dá para perceber que estou literalmente a ser posta de lado no que diz respeito ás "grandes novidades"...
Vão precisar de:
(medida da caneca que usei 250ml)
  •  3 canecas (mal servidas) de arroz tufado integral sem açúcar e sem glúten *
  • 1 caneca de tâmaras descaroçadas (180g)
  • 80 a 100ml de água (depende se as tâmaras estão muito secas ou mais moles)
  • 1 de caneca de manteiga de amendoim (250ml no vosso copo medidor)
  • 20g de chocolate preto (usei 70% cacau) para a decoração

*podem encontrar o arroz tufado no continente híper ou continente online na zona bio/saudável e custa 1,44€ a embalagem de 225g (uma embalagem idêntica a qualquer uma de cerais de pequeno almoço)
Para verem outra receita idêntica com arroz tufado carregar aqui

Confeção:
Colocámos as tâmaras no processador de alimentos e trituramos até ter um creme. Fomos juntando água aos poucos para facilitar o processo e para criar um creme denso. Também podem hidratar as tâmaras antes e triturar depois, no processador ou com a varinha mágica.
Juntamos a manteiga de amendoim ao creme de tâmaras.
Caso esteja sólida, colocar 2 minutos no microondas a amolecer para que fique cremosa.


Passámos a mistura de tâmaras e manteiga de amendoim para uma tigela, juntámos o arroz tufado, aos poucos e envolvemos tudo. Está pronto.

Forrámos a forma do brownie com papel vegetal(apenas para ajudar a fazer um retângulo mais perfeito) e vertemos a massa. Estendemos e guardamos no frigorifico.
Quando já estava mais consistente (é rápido e não fica duro), cortamos em barras.
Para a decoração, derretemos 20g de chocolate preto no microondas por 20 segundos e deixamos cair em fio pelas barritas.







Uma tentação saudável!