Lombo assado com especiarias



Cheio de sabor, tenro, suculento e sem gorduras, é assim o meu lombo de porco assado com especiarias.
Para uma festa, para um domingo com a visita da família, para quando preciso de refeição pronta para 2 dias e não tenho tempo a perder, esta é a minha receita, ou melhor, a minha forma de fazer o lombo assado.
Para 8 a10 pessoas vão precisar de:
  • 1,8kg de lombo de porco limpo de excesso de gordura
  • 2 colheres de sopa de mix de especiarias (usei um mix que combina alecrim, tomilho, manjericão, manjerona, orégãos, estragão)
  • 1 colher de sopa de tempero para frango (uso da Flor das hortas)
  • ! colher de sopa de pasta de alho (uso da flor das hortas) ou 3 dentes de alho picadinhos
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola pequena
  • sal
Confeção:
Cortei a cebola ás rodelas e pus no fundo duma assadeira. Sobrepus o lombo e barrei-o com as ervas aromáticas, a massa e o tempero para frango. Reguei com um fio de azeite e reservei no frigorifico durante a noite tapado com papel de alumínio.

De manhã pus o forno a aquecer a 200ºC. Quando a luz de aquecimento desligou, sinal que já está à temperatura pretendida, coloquei a assadeira e baixei para 180º. Deixei assar por 2 horas, sem nunca espetar ou mexer. Dez minutos antes de terminar o tempo desliguei o forno.
Retirei do forno e passei para uma tabua, mais uma vez com o cuidado de não o "furar". Deixei descansar meia hora antes de cortar (se puderem deixem mais).











Não aproveitai o molho que se formou, pois é desnecessário e pouco saudável.
Servi acompanhado de legumes salteados.

Dicas de assadura:
O segredo para o lombo assado ficar tenro e suculento nada tem que ver com o tempero mas sim com o tempo e temperatura de assadura. A carne temperada com antecedência ajuda ao sabor e o tempo que deixamos para ele assar é determinante para a textura. Muitas vezes parece-nos que o forno ligado varias horas é um gasto de energia muito grande e preferimos fazer os assados a temperatura mais alta e menos tempo. Isso é um erro, quando diz respeito a carnes secas como a do lombo. O forno depois de quente e da própria assadeira também quente, não está sempre ligado, ele só liga quando baixa a temperatura. Duas no forno não são duas horas de forno ligado.

O tempo de assadura deve ser de 1 hora por kg de carne (exceção do rosbife) e a temperatura deve ser de 180ºC. Também convém começar a assar tapado com papel de alumínio. Neste caso, por exemplo, deixei assar por 2 horas tapado mas desliguei o forno ao fim de 1 hora e 50 minutos. Deixei os restantes 10 minutos no forno e depois retirei e deixei descansar mais meia hora antes de cortar.
Se a carne for assada a baixa temperatura não necessitam de acrescentar liquido.

Existe um pormenor importante para a carne ficar tenra, que se aplica a qualquer tipo de carne. Em situação nenhuma espetem a carne enquanto ela estiver a assar e até ao descanso de meia-hora que deve ter. Nem com um garfo, nem com nenhum outro objeto, mesmo que seja com a intenção de ver se está bem assado. Um pequeno golpe , mesmo que seja muito pequeno, vai deixar passar por lá todos os sulcos da carne e são eles que a mantêm tenra.
Bom apetite e bons assados!