Tarte de cenoura crua, noz, coco e passas (sem açúcar, farinha, ovos ou manteiga e cobertura de queijo quark)




Esta sou eu, à noite, sentada ao meu computador a fazer as minhas publicações, sempre com um olho na página de facebook e outro no telemóvel no meu Instagram pessoal. De repente, passa-me pelos olhos uma fabulosa tarte de cenoura crua! Pronto, já está! É que é para ir fazer já! Primeiro passo: ver os ingredientes; segundo passo: ver o que é preciso trocar para não estragar o dia (leia-se "dieta"...); terceiro passo: ver se tenho tudo que preciso; quarto passo: convidar a família a fazer-me companhia! Neste ultimo passo nem sempre sou bem sucedida...Mas, ultimamente...há alguém que ainda chega à cozinha primeiro que eu: a Camila!
E pronto, esta é a historia de mais uma receitinha, que apesar de não ter um aspeto fantástico, tem um sabor que ultrapassa tudo!


Vão precisar de:
  • 1 e 1/2 caneca de coco ralado
  • 1 caneca de nozes
  • 2 cenouras médias raladas (entre 150 e 180g)
  • 12 tâmaras descaroçadas
  • 1/2 caneca de passas
  • 1 colher de chá de canela

Para a cobertura:
  • 4 colheres de sopa de queijo quark (podem usar leite de coco sólido ou queijo creme)
  • 2 colheres de adoçante em pó (podem usar mel ou outro adoçante)
  • 2 colheres de café de canela
Confeção:
O que eu ia fazer era colocar todos os ingredientes no processador de alimentos e triturar tudo até ter uma massa.
Optei por fazer por fases apenas para que quem não tem um processador como o meu também possa fazer. Resolvi então picar 1º as nozes com o coco, depois acrescentei as tâmaras e voltei a triturar. Finalmente a cenoura, a canela e as passas e triturar novamente.
No fim acrescentei mais uma mãos cheia de nozes picadas com uma faca para as sentirmos a comer.
Quem não tenha processador, pode triturar os ingredientes aos poucos como eu fiz e no fim misturar tudo.


Forrei uma forma de fundo amovível pequena (20cm de diâmetro) com papel vegetal e verti a massa alisando com a ajuda duma colher.



Fiz a cobertura, colocando numa tigelinha os ingredientes e misturando. Coloquei a mistura por cima da massa e levei ao frigorifico durante a noite.
Desformei e servi decorada com noz.



Deliciosa, saudável e feita num instantinho!



0 Comentários