Trufas de cacau e laranja (saudável; vegan; sem açúcar; 3 ingredientes)




Surpreendentes! Este é o melhor adjetivo para classificar estas trufas! Sem duvida das receitas que experimentei que mais me surpreendeu.
Quando a vi num vídeo no meu instagram pessoal fiquei muito curiosa e desconfiada. Diria que este sentimento em mim costuma resultar em ir de imediato para a cozinha experimentar. Mas até nem foi o caso, tive uma semana difícil, a escrita aqui no blogue atrasada e tive de me conter. Hoje lá fui.





Os ingredientes são básicos e coisas que tenho sempre em casa. Também não é nada muito dispendioso, pelo que não haveria muito a perder se não ficasse bem. Comecei por seguir a receita á risca. Diz-me experiência que quando desconfio da eficácia de qualquer coisa não posso inventar pelo meio, caso contrário, não tenho moral para dizer que a receita estava errada. Mas o que é certo é que com aquela receita não obtive nada que se parece-se com massa para bombons, o que tive foi mesmo um pó de cacau em meio "crumble". Sei bem que quando não vemos receitas em português temos que fazer adaptações, podemos ter os mesmos ingredientes mas muitas vezes têm características diferentes. Há que saber adaptar.





Não ia desperdiçar o que já estava feito e até comecei ali a ver possibilidade de sair qualquer coisa muito boa. O que é certo é que eu adoro chocolate com laranja e uma das minhas tartes de chocolate preferidas é mesmo esta Tarte de chocolate e laranja .

O que vão ver a seguir é a adaptação que fiz á receita original, que resultou nuns maravilhosos bombons de cacau e laranja e adivinhem a melhor parte? Têm menos de 30 calorias cada um se usarem cacau magro e agave.
Para além disso ficam muito económicos. Eu fiz 10 bombons de tamanho razoável por muito menos de 1€.






Vão precisar de:
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de raspa de laranja (opcional)
  • 60 a 80ml de sumo de laranja (1 laranja)*
  • 5 a 6 colheres de sopa de agave ou mel, ou qualquer xarope/geleia adoçante que prefiram (75 a 90 ml)**
*A quantidade de sumo pode variar consoante a qualidade do cacau e também o ingrediente adoçante escolhido.
**Quantidade dependente do gosto pessoal e também do cacau e sumo de laranja. Cacau puro é mais amargo e requer mais ingrediente adoçante que cacau magro. 
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Tirei a raspa e depois o sumo a uma laranja.
  2. Numa tigela coloquei o cacau em pó. Acrescentei a raspa e abri uma cavidade.
  3. Verti metade da quantidade de sumo (40ml) para essa cavidade e juntei o agave. Misturei bem até obter uma espécie de "crumble" de cacau. Fui juntando mais sumo de laranja, sempre uma colher de sopa de cada vez e misturando bem a cada adição até formar uma bola de massa mole (mais ou menos mole conforme gostarem mais) (opcionalmente pode reservar no frigorifico por 30 minutos antes de fazer as trufas).
  4. Retirei pedaços de massa do tamanho duma colher de sobremesa e dei a forma de trufa enrolando nas minhas mãos.
  5. Passei em cacau para ficar trufas (podem passar em chocolate derretido e formar bombons).








Uma delicia!


0 Comentários