Brownie de chocolate saudável e proteico (não vai ao forno)




E o que tem este brownie de tão especial? Talvez o facto de não ir ao forno! Sim, é relevante, mas para mim não é isso que o distingue dos demais.
Se há bolinho que os meus filhos adoram é mesmo o brownie. Já fiz imensos, ou melhor, passo a vida a inventar receitas de brownie... Este tem características especiais que se prendem pelos seus ingredientes e cobertura.
Começando pelo fim, a cobertura, já a fiz para vários bolos, fica bem com quase tudo, pois é apenas uma cobertura de chocolate que, em vez dos tradicionais ingredientes, muitas das vezes pouco saudáveis, esta é feita essencialmente de batata doce cozida e feita em puré, a que acrescento mel e cacau. Lembro-me de uma vez ter convidados em casa e ter feito um bolo de aveia, tâmaras e noz com esta cobertura. Em brincadeira, tentei que adivinhassem de que era feita. Todos estavam a gostar, puseram na boca só cobertura para tentar "tirar" melhor o sabor, mas ninguém teve sequer perto.
Passando agora ao bolo propriamente dito, a ideia foi fazer um bolo proteico, com o mínimo de calorias possível, mas que não deixasse de ter as características de brownie. Não foi difícil e já fiz um muito parecido com queijo quark. Acontece que o queijo deixa algum sabor amargo. Eu pessoalmente não me importo, mas nem todos apreciam. Neste caso é mesmo o meu filho mais velho que nota logo o sabor de queijo quark. Como ele estava e uma parte do bolo até seria para ele levar para Lisboa, decidi fazer com iogurte grego.
Este é um bolo que tanto fica bem de sobremesa como para o pequeno almoço, não esquecendo que também fica ótimo para o fim do treino, vistos ir fazer a devida reposição de nutrientes e ser rico em proteínas importantes para a recuperação muscular.
Para além disto, é uma maravilha....
Vão precisar de:
(usei uma caneca de 250ml de capacidade)
  • 1 e 1/2 caneca de flocos de aveia triturados em farinha (não devem usar farinha de aveia porque não vai ao forno cozer; podem substituir por farinha de coco ou de amêndoa)
  • 1 caneca de cacau em pó (usei magro)
  • 1 caneca de manteiga de amendoim (podem usar de amêndoa ou noz)
  • 1 caneca de adoçante em pó (podem usar mel-3/4 de caneca- ou outro tipo de adoçante*)
  • 1 caneca e 1/2 de iogurte grego natural (usei ligeiro) ou queijo quark
* Se optarem por mel ou outro tipo de ingrediente liquido para adocicar o vosso brownie, terão que adaptar a quantidade de iogurte grego. O que devem fazer é ir pondo o iogurte grego aos poucos e envolvendo sempre bem a massa. Quando ela estiver a formar uma espécie de bola gigante (ver a foto em baixo) é porque já está bom.

Cobertura:**
  • 1 batata doce de polpa laranja pequena (se não tiverem podem fazer como eu fiz, cortar ao meio uma grande; a minha ficou com 180g depois de cortada ao meio)
  • 2 colheres de sopa de mel (30ml)
  • 2 colheres de sopa de cacau
**Esta é uma cobertura muito saudável que faço para qualquer bolo. A proporção que uso é de: para cada caneca de puré de batata doce (equivale a uma batata doce média), junto 1/4 de caneca de mel e 1/4 de caneca de cacau em pó. Depois é só fazer a devia proporção para outra quantidade de puré de batata.

Podem optar por outras coberturas, por exemplo: (ver receita completa aqui)
  • 75 g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 50 ml de café instantâneo feito em água ou leite (cerca de 1 café tipo "bica" ou "garoto") ou leite de coco ou outro leite
  • 1 colher de chá de mel

Confeção:
Pus os flocos de aveia no processador de alimentos de alimentos e triturei até estar em farinha. Passei para uma tigela e juntei o cacau, a manteiga de amendoim amolecida no microondas por 1 minuto e o adoçante. Misturei e juntei o iogurte grego, primeiro uma caneca e depois aos poucos a meia caneca restante. Deve ficar uma massa densa e difícil de mexer que forma uma espécie de bola mole.
Forrei uma forma de brownie (20 por 20cm) com papel vegetal e coloquei lá a massa. Espalhei com a ajuda da espátula (salazar). Levei ao frigorifico durante a noite.




Para o creme da cobertura:
Cozi uma batata doce de polpa laranja pequena e com a casca. Deixei arrefecer, retirei a casca e desfiz em puré com a varinha mágica. Juntei o cacau e o mel.




 Espalhei por cima do bolo e reservei novamente no frigorifico.
Cortei em quadrados pequenos e servi frio.







2 Comentários