"Cookies" de manteiga de amendoim (vegan; sem açúcar; sem glúten)




"Cookies" de manteiga de amendoim, com os próprios dos amendoins e pepitas de chocolate, é o mesmo que dizer: bolachas com sabor a "Snickers", pois está claro!
Sem açúcar, vegan e podem fazer sem glúten se precisarem, são as preferidas do meu filho mais velho. Porque é que eu as fiz se ele nem sequer cá está? Porque a mama também adora, mas não diz nada a ninguém...






Vão precisar de:
(medida da caneca é de 250ml)
  • 150g de tâmaras secas demolhadas em 80ml de água quente (podem substituir por 120 ml de mel ou geleia de agave ou outro tipo de adocicante liquido que preferirem)
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça diluída em 5 colheres de sopa de água (ou 2 ovos pequenos)
  • 1 caneca de farinha de aveia ou flocos de aveia triturados em farinha ou uma qualquer farinha sem glúten que prefiram (arroz por exemplo)
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitadinha de sal
  • 8 colheres de sopa de manteiga de amendoim cremosa (usei a "crunchy" da prozis mas podem usar a que quiserem; se usarem da sólida, convém que esteja á temperatura ambiente ou então colocar uns segundos no microondas)
  • 1 mão cheia de amendoins torrados
  • 1 mão cheia de pepitas de chocolate (opcional)
Confeção:
Coloquei a farinha de linhaça num copo com a água para fazer os "ovos" de linhaça. Deixei 15 minutos até estar numa espécie de gelatina. Descarocei as tâmaras e também pus a demolhar pelo mesmo tempo.
Triturei as tâmaras até estar num puré liso.
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela misturei os ingredientes secos. Juntei o puré de tâmaras, a manteiga de amendoim e os "ovos" de linhaça. Misturei bem até ter uma massa mole. Acrescentei os amendoins grosseiramente picados e as pepitas de chocolate. Envolvi tudo.

Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Com as minhas mãos fiz bolas de massa com uma colher de sopa como medida. Apesar de ser uma massa mole, ela é gordurosa, por isso moldasse bem nas mãos. Achatei com os meus dedos e levei a assar por 12 minutos.



Tão boas...


2 Comentários

  1. Olá boa noite. As tâmaras são trituradas junto com a água onde estiveram ou escorre a água? Obrigada por partilhar tantas receitas maravilhosas e parabéns pelo blog. Beijinhos Isabel

    ResponderEliminar
  2. Olá! As minhas bolachas não ficaram crocantes. São mesmo assim? Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar