Bolo de café moka (saudável; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo)



Este foi um bolo que me fez lembrar o meu inicio na fase da minha vida em pus muitos alimentos processados de lado, especialmente açúcar branco. Nessa altura comecei por fazer substituições simples para açúcar mascavado, mel, ... A farinha passou de branca a integral, as manteigas magras, enfim, nada difícil de fazer.
Até que li um artigo na imprensa da especialidade sobre o uso das tâmaras para substituir o açúcar. Fiquei bastante curiosa. Conhecia o valor nutricional do fruto mas não esta possibilidade. No artigo referiam-se ás tâmaras Medjool, pelo que a minha primeira reações foi: "onde é que eu vou encontrar isto?". Resolvi comprar tâmaras secas normais, sem sequer fazer qualquer pesquisa sobre o assunto. Por mero acaso fui ás compras no dia seguinte a um hipermercado, vi lá tâmaras secas a vender e comprei. Olhei para elas e pensei como é que ia fazer um adoçante minimamente cremoso já que estavam tão secas. Resolvi então pesquisar. Como procurei pelo nome Medjool, obtive resultados em inglês. Nada de grave e deu para perceber que em alguns casos podíamos hidrata-las para que fiquem macias.




A partir daí foi uma evolução muito rápida até eu ter percebido que não era só o açúcar que aquele puré de tâmara substituía, o que ele fazia era a vez da típica mistura que fazemos nos bolos tradicionais com manteiga e açúcar. Experimentei uma vez, duas vezes e resultava. Não tinha de adicionar qualquer manteiga ou óleo aos bolos. Mais ainda, não percebia o porquê de algumas receitas que pesquisei com as tâmaras Medjool terem óleo de coco ou outros adicionados que só vão aumentar o valor calórico.

Para fazer este bolo fui precisamente a este meu inicio, fazer um bolo fofo e simples com o puré de tâmaras a substituir aquilo que sempre me lembro da minha mãe fazer: derreter manteiga e bate-la com açúcar até estar um creme esbranquiçado, com a enorme diferença que obtenho um creme escuro, com muito menos calorias e cheio de bons nutrientes.
Depois foi só seguir o instinto. Demolhar as tâmaras em café já tinha feito antes para a tarte banoffee; bolo de café tem de ter cacau; bolo de café quer-se fofo; nada melhor que uma cobertura de sabor a café e chocolate para este bolo.

Porquê bolo de café moka? O café moka é um café com sabor achocolatado. Foi exatamente o que eu fiz neste bolo, um sabor a café achocolatado, quer no bolo em si, quer na cobertura.

Vão precisar de:
  • 200g de tâmaras
  • 200ml de café forte
  • 5 ovos
  • 2 canecas de farinha de aveia ou espelta
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou mascavado ou adoçante em pó
Cobertura:
  • 200g de queijo creme magro
  • 4 colheres de sopa de queijo quark ou iogurte grego natural 
  • 3 colheres de sopa de mel, agave ou qualquer adoçante que prefiram não granulado
  • 1 colher de chá de café instantâneo
  • 50g de chocolate preto derretido

Confeção:
Comecei por descaroçar as tâmaras e colocar num copo alto. Fiz o café bem forte. Verti o café sobre as tâmaras. Deixei as tâmaras demolharem no café.

Forrei a forma com papel vegetal e untei. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela grande coloquei os ovos e bati com a batedeira em potencia máxima durante cerca de 5 minutos, até estar um creme fofo e esbranquiçado. Parei a batedeira e com a varinha mágica triturei as tâmaras até estarem num creme escuro e muito macio.
Verti o creme das tâmaras para o de ovos e bati, agora com a potencia da batedeira média.


Peneirei a farinha e o amido de milho para a mistura dos cremes. Acrescentei o adoçante, fermento, o cacau e o sal (se puderem peneirar tudo junto é melhor). Bati novamente com a batedeira na potencia mínima apenas para envolver bem.
Verti a massa (é uma massa pouco densa) na forma e levei ao forno 30 minutos.


Deixe arrefecer antes de desformar.

Para a cobertura, pus o chocolate a derreter no microondas por 1 minuto, parando a cada 20 segundos. Numa tigela misturei os restantes ingredientes até ter um creme liso e macio. Juntei o chocolate derretido e voltei a misturar bem.




Dividi o bolo ao meio. Espalhei 4 colheres de sopa do creme, "tapei" com a parte de bolo separada e cobri com o restante creme.
Decorei com raspas de chocolate.


 





Tão simples, tão bom!

5 Comentários

  1. O bolo anterior era bom mas este não fica nada atrás! Qual das farinhas utilizou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste penso foi de aveia ou mistura das duas. Sou sincera, já não me lembro bem. Elas são idênticas, comportam-se da mesma maneira daí não prestar muita atenção a esse pormenor. Experiente que fica fantástico, é uma combinação que nunca fica mal.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Se fizer o bolo de manhã para comê-lo ao jantar, devo reservar no frio? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive o meu na cozinha que é um local não muito quente da casa. Acho desnecessário pôr no frigorifico por esse tempo, mas deve reservar num local fresco.

      Eliminar