Cheesecake de pistacho e limão (saudável; proteico; low carb; sem glúten; sem açúcar, manteiga, nem natas; feito com queijo quark)





Quando digo que já não sei que sabor me falta fazer num cheesecake, lembro-me logo doutro! E aqui está ele, o cheesecake que me faltava fazer: de pistacho! É caso para dizer: "Qual será o próximo...".
Bom, isso eu não sei até porque estou completamente apaixonada por este! Tenho duvidas que vá fazer outro recentemente só com medo de me esquecer do prazer que tive logo á primeira garfada, da primeira fatia deste bolinho de queijo.



Nada mudou em relação á "estrutura" habitual dos meus cheesecakes. A base é feita com frutos secos, flocos de aveia, tâmaras, ...o que já é habito, sempre com um apontamento do sabor predominante; o recheio feito com queijo creme magro e queijo quark, o que ajuda muito a diminuir as calorias num bolo tradicionalmente calórico, e a cobertura simples e a "chamar" pelos olhos ao que vamos saborear.


Nunca fiz um cheesecake vegan! Querem saber porque? Como sabem o queijo para o cheesecake vegan é feito com cajus. Como também devem saber, os frutos secos são muito saudáveis mas calóricos! Alguns de vocês também sabem que cheesecake é o meu bolo preferido, o que quer dizer que não consigo resistir a comer uma fatia mais "avantajada". Reunindo estes fatores, para mim não dá fazer o bolinho de queijo vegan, são demasiadas calorias, tirava-me o prazer que tenho em come-lo.
Posto isto, vamos á receita?



Vão precisar de:
(Fiz numa forma de 22 cm de diâmetro; para fazerem numa forma maior, basta na base dobrar os flocos de aveia e mais umas "gotas" de sumo de limão; no recheio tenho 2 sugestões: a primeira é dobrar o queijo creme e mais uma colher de sopa de mel, a 2ª é acrescentar mais 50% (250g) de queijo quark, 1 colher de sopa de mel e mais 2 folha de gelatina; medida da caneca que usei é de 250 ml)

Base e cobertura
  • 1/2 caneca de pistachos sem casca dura + 1 mão cheia para a cobertura
  • 1/2 caneca de amêndoas 
  • 200g de tâmaras secas
  • 1/2 caneca de flocos de aveia
  • 1 colher de chá de raspas de limão + 1 de sopa para a cobertura
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
Recheio:
  • 200g (1 embalagem) de queijo creme magro
  • 500g de queijo quark (queijo creme batido)
  • 4 a 5 colheres de sopa de mel (coloquei 4 no recheio e 1 na cobertura)
  • 5 folhas de gelatina
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
Confeção:
Forrei a forma com papel vegetal.
Descasquei os pistachos. Descarocei as tâmaras. Coloquei no processador de alimentos os pistachos, tâmaras (sem hidratar) e amêndoas. Triturei até ter uma espécie de massa grossa.
 Juntei a aveia, as raspas de limão e voltei a triturar. Passei a ter uma massa mais solta que a anterior. Para ter uma massa compacta juntei sumo de limão. Eu só precisei duma colher de sopa. Dependendo das tâmaras que usarem (mais ou menos secas), podem precisar de mais um pouco. Triturei novamente com o sumo de limão até ter uma massa solta mas que se agarra ás paredes do processador.
Forrei o fundo da forma com esta massa e reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.




Pus as folhas de gelatina a hidratar. Aqueci 30ml de água num copo no microondas. Coloquei as folhas de gelatina já amolecias no copo com água quente. Elas desfazem-se de imediato. Acrescentei o sumo de limão e mexi bem.
Numa tigela misturei os queijos com o mel. Adicionei a mistura de folhas de gelatina e limão e voltei a misturar bem. Verti sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 3 horas).






Piquei uma mão cheia de pistachos com uma faca, juntei-lhes 1 colher de sopa de raspas de limão que já estavam um pouco secas. Desformei o bolo, verti uma colher de sopa de mel por cima (aqueci um pouco o mel no micro-ondas porque estava muito denso e ao verter quente sobre o recheio rachou-o um pouco, como podem ver na foto de bolo inteiro; tenham cuidado), espalhei a mistura de pistacho picado e servi.







Tão bom...









2 Comentários

  1. Tenho que experimentar, tem um óptimo aspecto.
    Obrigada pela partilha.
    Sandra Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo muito bom, principalmente é diferente. Espero que goste! Obrigada eu!

      Eliminar