Bolo de amêndoa com cobertura de amêndoa caramelizada (saudável)


Não podia passar a Páscoa sem fazer uma sobremesa de amêndoa. Habitualmente faço a tarte de amêndoa que podem ver as duas receitas que habitualmente faço carregando 👉aquiaqui, mas este ano queria mudar.
Confesso que não estava com grandes ideias, até porque não queria sair muito fora do tradicional. Foi mesmo por aí que comecei. Procurei receitas de bolos de amêndoa sem fazer nenhuma especificação. Encontrei uma enorme diversidade de bolos, tartes, sobremesas de colher, enfim, quando faço isto fico a pensar "Está tudo feito e inventado." Como o tempo não era muito para andar a abrir sites uns atrás dos outros, resolvi "entrar" numa foto que gostei do aspeto (se bem que nem tudo que tem bom aspeto na net significa ser bom ou até ter uma receita que resulte...). Analisei bem, passei para um papel, como de resto é costume, e comecei a "cortar" nos ingredientes que não uso. Depois dei mais uma volta para tentar reduzir calorias. E ainda dormi sobre o assunto.




De facto, é um bolo absolutamente fantástico, tal como acredito que seja a versão original, mas também acredito que consegui reduzir para metade as calorias, já que retirei as 170g de manteiga que tinha, a meia caneca de leite condensado, troquei a farinha e ainda retirei as natas da cobertura.
Gostava que percebessem bem como fiz esta troca. 170g gramas de manteiga derretida é cerca de 1 caneca de 250ml. São muitas, mesmo muitas calorias. Eu substituí toda esta manteiga por 1/2 caneca de puré de maça, que é o mesmo que dizer uma maça.



O leite condensado, que para além de artificial, com uma enorme quantidade de açúcar adicionado, entre outras coisas, eu substituí por "leite condensado de banana". Já fiz essas alterações inúmeras vezes, estão publicadas no blogue e funcionam em muitas receitas.

Antes de terminar quero apenas dizer que o bolo não sabe a banana! É habitual questionarem sobre isto, e podem ficar descansados, nem em sonhos se percebe que há ali banana.







Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; medida da forma é 22cm de diâmetro)
  • 1 maça média (cerca de 150g)
  • 2 bananas pequenas bem maduras (cerca de 100g de peso cada)
  • 75g de açúcar de coco ou mascavado*
  • 3 ovos 
  • 60 ml de leite (ou bebida vegetal) 
  • 145g de farinha de aveia ou espelta 
  • 100g de farinha de amêndoa (amêndoa moída em farinha)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
*Se as bananas não estiverem bem maduras pode ser necessário mais 1 colher de sopa

Cobertura
  • 100g de amêndoa laminada
  • 75g açúcar de coco ou mascavado
  • 30ml de água
  • 1/2 caneca de leite de coco sólido* (ou natas)
*deve ter a lata no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida

Confeção:

  1. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 170ºC.
  2. Descasquei e parti a maça em pedaços. Coloquei numa tigela, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 1 e 1/2 minuto. Retirei e triturei com a varinha mágica. Passei para uma tigela grande (estamos a substituir a manteiga dos bolos tradicionais).
  3. Na mesma tigela onde fiz o puré de maça, coloquei as bananas e também triturei com a varinha mágica até estar bem cremoso (estamos a fazer leite condensado de banana).
  4. Pus o forno a aquecer a 170ºC.
  5. Ao puré de maça juntei o açúcar e bati bem com a batedeira elétrica. (A maça ainda deve estar quente, é tal e qual como fariam com manteiga derretida).
  6. Acrescentei a banana triturada e voltei a bater. Juntei os ovos e bati por 5 mint até aumentar bastante o volume e estar fofo. Juntei o leite e bati só para misturar.
  7. Acrescentei a farinha de aveia, aos poucos e envolvendo suavemente a cada adição. Adicionei a farinha de amêndoa e fiz o mesmo. No fim o fermento e o sal.
  8. Verti sobre a forma e levei ao forno por cerca de 35 minutos (espetem o palito e retirem só quando sair seco, limpo).




Para o caramelo:
  1. Pus ao lume o açúcar com a água em lume brando. Deixei ferver 2 minutos até estar escuro, não haver sinais de "grãos" de açúcar e à passagem de uma colher aparecer o fundo do tacho. Juntei o leite de coco, misturei e mais uma vez deixei em lume brando até escurecer e ter consistência cremosa, o que acontece pouco tempo depois de iniciar fervura.
  2. Retirei do lume e adicionei a amêndoa. Envolvi bem.
  3. Entretanto o bolo ficou pronto. Retirei e espalhei a cobertura, tudo ainda quente.
  4. Desformei já arrefecido.



 Doces tentações....












16 Comentários

  1. A farinha de amêndoa pode ser substituída?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder pode, tecnicamente pode, mas vai perder todo o sabor e até textura.

      Eliminar
  2. Olá. Como não gosto de banana, estava a pensar substituir por iogurte natural, ficará bem? Obrigada pela deliciosa sugestão ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! O ideal era ser iogurte grego, mas tente, não fica com bolo estragado, pode apenas alterar muito ligeiramente a textura. Também terá que corrigir a "doçura" da massa.

      Eliminar
    2. Obrigada, Sandra. Vou então experimentar com iogurte grego, se spossível, não açúcarado :) Boas festas :)

      Eliminar
    3. Não tem de agradecer. O iogurte grego que uso nunca é açucarado, é sempre natural e light. Compro aqueles potes de 1kg que há à venda no Lidl.

      Eliminar
  3. Experimentei fazer este bolo e ficou delicioso! Aquele sabor a amêndoa ficou espectacular! Sem dúvida uma boa receita para o natal, onde irei fazer com cobertura já que neste não fiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Fico muito feliz que tenha gostado. Confesso que é um bolo que também adoro, sabor, textura, gosto de tudo.
      Tem toda a razão, excelente para o natal. Mas o natal merece cobertura. Se preferir pode fazer com amêndoa em palito.

      Eliminar
  4. Sandra, este truque que usa na lata de leite de coco, o de abrir a lata ao contrário depois de tar no frio há 1 dia... Se eu puser a lata de pernas para o ar, já a abro do direito, pela abertura correta, certo? Assim obtenho o mesmo resultado, mas com a abertura facilitada 🤔 (ou estou a pensar errado e não dá)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se a colocar no frigorífico ao contrário já vai ter a parte sólida em cima

      Eliminar
  5. Sandra, a cobertura não pode ser apenas o açúcar e a amêndoa? Qual é a função do leite coco? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia O leite de coco serve para fazer um caramelo fluído . Pode trocar por natas. Há natas de soja se preferir. Também já tenho feito com iogurte. Para fazer com iogurte basta fazer o que habitualmente faz só com açúcar e depois de sair do lume misturar um pouco de iogurte natural .

      Eliminar
  6. Olá Sandra boa tarde, aqui no Brasil não encontro leite de coco em lata, só em garrafa ou em plásticos. Tem como substituir por outra coisa?

    ResponderEliminar
  7. Continuando o comentário acima, será que se eu colocar leite vegetal com amido de milho, substituiria o leite de côco?

    ResponderEliminar