Leite de creme (saudável; sem açúcar; com leite de coco)



Tenho que aqui vos confessar que cada vez que faço um leite de creme diferente do que a minha mãe fazia fico com um nó imenso na garganta. Era sem duvida a melhor receita dela e eu até sei qual era o segredo para ficar sempre maravilhoso e  cremoso. No entanto, os tempos mudam e nós temos de nos adaptar ás alterações que a vida nos trás. Não é um ir atras do que é novo e moderno, antigamente como agora há coisas boas e más, apenas o modo de vida mudou e há que saber ver isso e procurar o melhor que hoje temos.
O leite de creme que a minha mãe fazia só tinha "a mais" o açúcar, tudo o resto estava bem de acordo com a alimentação que hoje em dia faço, no entanto, nesta receita resolvi cortar nas gemas e no amido de milho, substituindo por leite de coco "gordo" de lata. Não é bem uma questão de calorias, se bem que as baixei um bocadinho, e apenas para equilíbrio nutricional.
Para 5 taças vão precisar de:
  • 400ml de leite (podem usar o leite que quiserem vegetal ou animal)
  • 400ml de leite de coco de lata (no estado cremoso, ou seja, não é necessário haver separação da parte sólida)
  • 5 gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha (mel, agave, açúcar de coco, adoçante,...Eu usei adoçante em pó stevia)
  • 1 pau de canela (opcional)
Confeção:
Num tachinho misturei todos os ingredientes á exceção das gemas de ovo. Bati com o batedor de varas manual.

Num copo bati as gemas com um pouco do preparado anterior.

Levei o tachinho ao lume, brando e mexendo de vez em quando. Quando começou a dar sinais que estava a começar de ferver, acrescentei a mistura das gemas. Mexi bem e deixei ferver um pouco, cerca de 3 a 4 minutos, em lume brando e mexendo sempre. Vai estar na textura cremosa. Quando arrefece ganha um pouco mais de consistência.








Retirei o pau de canela e servi decorado com amêndoa torrada e morangos.



Que perdição...

2 Comentários