Omelete de claras com abacate e atum (com farinha de linhaça e sementes de chia)




O fim de semana passado foi um caus para a minha dieta! Para além de sábado e domingo a cometer muitos exageros, não tanto "asneiras" alimentares, mas sim quantidades industriais de comida que, mesmo sendo saudável era calórica, ainda veio o dia do pai na segunda feira para ajudar á festa e adiar por mais um dia a volta á rotina.
Eu sou assim, mesmo que me pese e continue na mesma, se sentir qualquer coisa de diferente no organismo, desato a fazer as minhas refeições menos calóricas de forma a em poucos dias voltar ao normal. Claro que não posso descuidar a nutrição equilibrada. Preciso de estar em forma e isso não é sinonimo de magreza, mas sim de energia e saúde. Recorro muitas vezes a alimentos que eu adoro e que são pouco calóricos, como a curgete ou a beringela, para "encher" o meu prato, e menos quantidade dos tais alimentos ricos em nutrientes que me fazem falta.
Hoje foi dia de dar lugar ás claras de ovo. Elas são outro grande aliado da minha dieta quando preciso de diminuir as calorias ingeridas por dia.
Não, não tenho nenhum problema com o ovo inteiro, que é o mesmo que dizer com as gemas, apenas estou em semana de fazer "limpeza" ao organismo.

Ora, como vão ver em baixo, eu juntei um pouco de linhaça ás minhas claras. E porque é que o fiz?
Porque é que não usei antes a gema dos ovos?
A linhaça tem um elevado índice de fibras que fazem com que a libertação de glicose no sangue seja lenta, evitando assim os picos glicémicos. Isto traz três grandes vantagens, uma é a menor acumulação de gordura no corpo, outra é o prolongamento da sensação de saciedade, logo, menos apetite, por ultimo mas não menos importante, estas fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, o que dá uma boa contribuição para a eliminação de gordura e toxinas do corpo.
Também dei uma ajudinha com as sementes de chia. Estas, muito idênticas a nível nutricional com a linhaça, são mais ricas em minerais, como cálcio, magnésio e fosforo. Também possui mais antioxidantes ( e a linhaça já tem muitos...), que evitam o envelhecimento precoce das células.
O recheio foi simples, dentro daquilo que eu gosto e que tinha em casa á espera de ser consumido.
Não faltaram com certeza ideias de recheios a quem for ler este post, e o meu conselho é fazer o que  eu fiz: ir ao frigórico e ver o que tem para ser consumido brevemente, desde legumes a frutas, queijos, ...tudo é possível.
Para 2 pessoas vão precisar de:
Omelete
  • 4 a 5 claras de ovo (ou 150ml de claras pasteurizadas - "empacotadas") x 2
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de linhaça (opcional) x 2
  • 1 colher de chá de sementes de chia (opcional) x 2
Recheio
  • 1 abacate
  • 1 tomate
  • 1/2 cebola
  • salsa picada (uns 4 pés)
  • 1 lata de atum em água
  • sal
  • sumo de meio limão
Acompanhei com salada de espinafres baby e tomate cereja
Confeção:
Pus uma frigideira antiaderente ao lume e pincelei-a com um fio de azeite. Verti as claras e deixei cozinhar em lume médio. Quando toda a superfície já estava branca ainda que as claras não estivessem cozinhadas, espalhei metade da farinha de linhaça e chia. Baixei o lume para mínimo, tapei e deixei terminar de cozinhar as claras por 2 a 3 minutos.
Um aparte importante. Ao juntar a linhaça e chia estou a acrescentar cerca de 80kcal de muitas fibras que vão ajudar a prolongar a sensação de saciedade, logo, menos apetite, para além de me ajudar no bom funcionamento intestinal. Para não falar na riqueza que estes dois ingredientes têm em antioxidantes (ómega 3 e 6)...
Enquanto as claras cozinharam preparei o recheio. Parti o abacate, o tomate, a cebola em pedacinhos. Piquei a salsa. Misturei tudo numa tigela e acrescentei o atum escorrido.






Retirei a omelete de claras para o prato e recheei com metade do preparado anterior.
Repeti a operação de preparação da omelete e recheei com a outra metade.
"Salpiquei" com a restante linhaça e chia.

Bom apetite!





0 Comentários