Bifinhos de peru com molho de cogumelos (versão saudável com queijo quark) e arroz de couve flor



Os meus filhos adoram bifinhos com cogumelos. De resto, acho que não há jovem que não goste. Habitualmente faço com leite de coco e podem ver a receita carregando👉aqui, no entanto já vos aqui mostrei feitos com queijo quark, tal como fiz hoje. O que estes têm de diferente é o tempero. Já o fiz com vinho do Porto, com vinho da Madeira e com vinagre balsâmico, no entanto, é o molho de soja que reúne mais consenso do que diz respeito aos gostos cá de casa. O meu filho J. Pedro é um verdadeiro fã deste sabor e eu tenho de confessar que também não lhe fico atrás.


Acompanhei com arroz de couve flor, feito da forma mais simples e em pouquíssimos minutos. E agora vocês perguntam: "Mas porque é que ela, que pesa tão pouco, não acompanhou com arroz normal?" A resposta é simples: Porque quero comer sobremesa no fim!
Ora, 3 colheres de sopa de arroz branco ou integral cozido, quantidade razoável para um prato, tem aproximadamente 120kcal. A mesma quantidade de arroz de couve flor não chega ás 25 kcal.
As calorias que ingeri a menos no prato principal, não só no arroz mas também na troca de leite de coco (ou natas) por queijo quark, permite-me comer um docinho no fim da refeição sem sair do meu limite calórico.
Esta ainda é uma refeição altamente proteica, pensada não só em mim e no valor calórico que devo ingerir por refeição, como também nos jovens cá de casa que praticam ginásio e precisam de proteína para reparação e crescimento do tecido muscular.
Vamos á receitinha?

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 600g de bifes de peru cortados em tiras ou cubos ( ou bifes de frango)
  • 250g de cogumelos (usei frescos mini portobello)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados ou 2 colher de chá de massa de alho (usei massa de alho da Incopil)
  • 2 colheres de sopa de salsa seca (podem usar pimenta ou outra erva aromática que gostem)
  • 3 colheres de sopa de molho de soja ou vinagre balsâmico ou molho inglês ou vinho do Porto ou vinho da Madeira
  • 5 a 6 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark)
  • sal
  • salsa fresca picada para a decoração
Para o arroz de couve flor:
  • 1 couve flor pequena
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • sal
Confeção:
Comecei por ralar a couve. Podem fazer como eu no processador de alimentos ( ou liquidificador) ou num ralador manual. Para verem como fazer num ralador manual carregar👉 aqui.
Cortei a couve já lavada e seca em pequenas flores. Pus metade de cada vez no processador de alimentos e pulsei 4 vezes por 30 segundos, até estar num granulado idêntico a arroz. Reservei.

Passei aos bifinhos. Pus uma frigideira a aquecer com o azeite e 1 colher de chá de massa de alho. Quando quente, introduzi o cogumelos laminados. Salteei-os por 3 a 4 minutos. Retirei-os e pus os cubos de peru. Adicionei a outra colher de chá de massa de alho, a salsa seca e uma pitadinha de sal (muito pouco pois o molho de soja já é salgado). Salteei a carne até não ter sinais de carne fresca. Acrescentei o molho de soja e deixei cozinhar em lume baixo por cerca de 5 minutos.

Nesse tempo voltei ao arroz. Piquei a cebola e pus ao lume num tachinho com o azeite. Quando já estava translucida, adicionei a couve flor (sem água). Mexi bem, envolvendo o granulado de couve na cebola, desliguei o lume, mas mantive o tacho tapado debaixo da placa que, como continua quente, é o suficiente para cozinhar a couve (caso seja fogão a gás, colocar no mínimo). O arroz fica pronto em menos de 5 minutos.
 
Acrescentei os cogumelos ao peru, misturei e retirei do calor (retirar do lume). Adicionei o queijo quark e envolvi bem. Nota importante: o queijo quark não pode ir ao lume, não pode ferver.
Se acharem o molho demasiado denso é só juntar uma colher de sopa de leite ou água.
Decorei com salsa fresca e servi.
 







Bom apetite!

1 Comentários

  1. Fiz ontem ao jantar para a família e foi um sucesso! Muito bom, mesmo!

    ResponderEliminar