Compota (doce) de morango e chia (4 ingredientes; sem açúcar; 3 minutos no microondas)



A formula é a mesma da compota de maça mas desta vez é de morango! Como adoro compota de morango com chia, mas o meu marido não, fiz uma parte simples e outra com sementes.
Porque é que vos aconselho a fazerem? Porque é super mega rápido, é económico e fica uma delicia, muito melhor que qualquer uma de compra. É certo que hoje em dia já há compotas sem açúcar a vender em todo o lado. As perguntas que se impõem são: E o que é que lhes põem para elas serem tão doces? E o que é que lhes põem para elas se conservarem tanto tempo? E o preço?
Pois, é certo que a minha compota não tem grande durabilidade, 2 semanas no máximo, mas é tão fácil e rápido de fazer, que não custa nada fazer um frasquinho de vez em quando e sentir o prazer de estar a comer uma compota saudável, pouco calórica, deliciosa e boa para comer em qualquer ocasião (até á sobremesa😉)



Não posso deixar de referir que esta compota é muito mais que um simples doce para o pão, é uma fonte fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais
Para verem a receita da compota de maça carregar👉Compota de maça (saudável; 3 ingredientes; sem açúcar; no microondas)
Falta falar das calorias. Todo o frasco, ou seja, toda a receita tem 490kcal. Cada colher de sopa tem 21 kcal.
Para um frasco de 350ml de capacidade vão precisar de:
  • 300g de morangos lavados, secos e cortados em pedaços
  • 80g de tâmaras descaroçadas (cerca de 10 tâmaras)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia (opcional)
Confeção:
Lavei e escorri os morangos. Parti em pedaços e coloquei numa tigela com as tâmaras descaroçadas e o sumo de limão. Tapei com pelicula aderente e levei ao microndas 3 minutos.
Retirei e triturei com a varinha mágica. Se quiserem simples, está pronto a ir para o frasco.
Acrescentei as sementes de chia e misturei bem. Não coloquei de imediato no frasco, pois convém voltar a mexer mais 2 ou 3 vezes e é mais eficaz faze-lo na tigela que no frasco.
Passei para o frasco já com as sementes a começarem de inchar, cerca de 1 hora depois.
Passado 4 horas estava pronto a consumir.








Tão simples, tão bom!


2 Comentários

  1. Pode me dizer quais as tâmaras que usa? E onde compra? Eu tenho é xarope de tâmaras, dá para adequar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Eu gosto das tâmaras do pingo doce (marca própria). Para mim são as que têm melhor relação qualidade/ preço. Muitas vezes compro na frutaria da vila onde vivo, também são ótimas e ficam ao mesmo preço. Se por acaso vir nas frutarias perto de casa, experimente que por norma são boas. Quanto ao xarope eu nunca experimentei. Muitas vezes perguntam-me , mas eu nunca comprei e não lhe sei mesmo dizer. Eu prefiro comprar as tâmaras e fazer o "xarope" em casa para os meus bolos, fica muito mais barato.

      Eliminar