Crepes salgados de claras e farinha de linhaça com recheio de requeijão e espinafres




Passando já ao importante, porque é que não fiz só com claras e acrescentei a linhaça? Ou porque é que não pus gemas de ovos em vez da linhaça?
Bom, a minha intenção ao colocar a farinha de linhaça é enriquecer o meu crepe, para além da proteína das claras. Vejamos. As sementes de linhaça, na forma de farinha, ricas em ômega 3 e 6 - alimento mais rico em ômega 3 presente na natureza -  , são um antioxidante e renovador das células, logo, retardam o seu envelhecimento, protegendo a pele. Mas a linhaça não se fica por aqui, por ter muita fibra, ajuda na regularização da função intestinal e no emagrecimento. Sim, eu disse emagrecimento. O seu elevado índice de fibras fazem com que haja uma libertação de glicose mais lenta no sangue, o que evita os picos glicémicos. Com isso, há menor acumulação de gordura no organismo, além do prolongamento da sensação de saciedade. O resultado é o que nós desejamos: menos apetite! E ainda há mais, as suas fibras contribuem  para a eliminação de gorduras e toxinas.
Posto isto, dispenso as gemas, usei claras pasteurizadas (empacotadas) e acrescentei a linhaça.
Para aí verem que também é possível com outra farinha proteica e fibrosa, embora bem diferente da linhaça, fiz um com aveia em farinha. 

O recheio que hoje partilho é especial para mim: requeijão de Seia! Seia é a minha terra natal e a do meu coração. O que ela tem de melhor? Tudo!! Mas o requeijão...ai o requeijão...Que coisa mais boa! Já estou a salivar só de estar a escrever.

Bom, o meu pai trouxe-me alguns e eu, depois de devorar 1 quase sozinha e sem nada (nem uma fatia de pão de centeio do Sabugueiro, que também me trouxe, sequer se aproximou do requeijão😀), lá partilhei com o meu marido (os filhos não gostam e ainda bem! Mais sobra😜). 
Como ainda ficou 1, fiz uns crepes e pus no recheio.
Este e o recheio de salmão fumado, também com espinafres salteados, são os meus preferidos, mas também vai bem com molho de tomate, queijo, fiambre e alfaces😉
Para 1 crepe vão precisar de:
  • 150ml de claras pasteurizadas (em pacote)
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha de linhaça amarela (ou aveia)
  • orégãos e sal para temperar
  • azeite para untar a frigideira
Recheio:
  • Este recheio foi de espinafres salteados em azeite e alho com meio requeijão de Seia
  • Podem fazer os recheios que quiserem. Eu gosto muito de salmão fumado com legumes ou atum com tomate, cebola e abacate; os meus filhos gostam do tradicional com molho de tomate, queijo, fiambre e alfaces.
Confeção:
Pus uma frigideira anti aderente ao lume medio bem untada com azeite. Num copo alto (copo medidor), misturei as claras com a farinha usando um batedor de varas manual (não é para bater as claras, apenas para misturar).
Verti sobre a frigideira e temperei com sal e orégãos. Deixei cozinhar por cerca de 8 minutos, até toda a superfície voltada para mim também estar cozinhada. Virei e deixei cozinhar por mais 2 minutos.
Passei para o prato e recheei.




 Bom apetite!


0 Comentários