Tarte de chocolate e batata doce (saudável; vegan; sem glúten; sem açúcar nem farinha refinada)




Não me canso de fazer tartes com recheio de batata doce! Cada vez as acho melhores! Esta então...com sabor intenso a chocolate, é uma verdadeira tentação.
Resultou de uma adaptação a tarte da mousse de chocolate de batata doce que faço algumas vezes cá em casa. Aqui no bogue está a receita feita com manteiga de amendoim e podem ver carregando 👉 aqui. Não foi nada difícil imagina-la, muito menos executa-la.
A base, que desta vez eliminei os frutos secos e usei farinha de coco, ficou muito macia, numa combinação perfeita com o recheio.

Quis fazer um guanache por cima do recheio. Um guanache de café e manteiga de amendoim. Ficou bem mas é completamente opcional. Vou mostra-vos uma foto do meu prato, não do dia em que a fiz, mas do dia seguinte em que já não tinha caramelo de manteiga de amendoim. Servi com iogurte grego natural adoçado com um fio de mel e manga angolana. É outra combinação possível e perfeita.

Antes de terminar, ficam os links das outras tartes que já fiz com recheio de batata doce:
Bolo mousse de chocolate (vegan; sem açúcar; sem glúten; recheio de batata doce)
Tarte de diospiro com recheio de batata doce (saudável, sem açúcar nem manteiga)
Tarte de frutos silvestres com recheio de batata doce (sem açúcar; sem glúten)

Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; quantidades dão para forma de 24 ou 26cm de diâmetro-grande)
Base
  • 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1 caneca de farinha de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 pitada de sal
  • 150g de tâmaras secas demolhadas em 150ml de água quente
Recheio
  • 500 a 600g de batata doce (são 2 batatas médias)
  • 200g de chocolate preto
  • 1 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
  • 1 caneca de leite (250ml)
  • 50 ml de café tipo bica ou descafeinado e 1 colher de chá de manteiga de amendoim (opcional)
Confeção:
Comecei por pôr as batatas a cozer em água temperada com uma pitada de sal (na foto está mais quantidade de batata que a necessária que aproveitei para cozer para outro fim). Convém que as batatas fiquem bem cozidas. Também pus as tâmaras para a base a demolhar.
Escorri a água das batatas e deixei arrefecer enquanto fiz a base.

Para a base, triturei as tâmaras com a água até ter um creme. Numa tigela coloquei todos os ingredientes secos e misturei-os. Acrescentei o creme de tâmaras e amassei bem com as minhas mãos. Inicialmente parece não ir ficar em massa, mas se continuarem a amassar bem com as mãos, os flocos de aveia começam a absorver liquido das tâmaras e forma-se massa quando apertamos nas mãos. Caso não estejam a conseguir, é só acrescentar uma colher de sopa de leite.
Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Coloquei a massa da base e pressionei sobre a base e lados. Reservei n frigorifico enquanto preparei o recheio.






Pus o chocolate a derreter com o óleo de coco (ou azeite). Descasquei as batatas retirando a parte mais "rosada" e coloquei num copo alto. Juntei o leite e triturei até estar num puré macio.
Juntei este creme ao chocolate derretido e misturei bem. Como achei que não estava suficientemente doce, juntei mel. Verti sobre a base e reservei uma pequena parte, cerca de 1/4.






A esta parte que reservei acrescentei o café e mexi. Verti sobre o outro e espalhei uma colher de chá de manteiga de amendoim de forma a misturar-se. Esta parte é opcional, a tarte fica bem sem este guanache de cima.

 

Reservei no frigorifico 2 horas.
Servi com caramelo de manteiga de amendoim. São 2 colheres de sopa de manteia de amendoim misturadas com 1 colher de sobremesa de mel e água aos poucos até estar na consistência de caramelo.




Tão, mas tão bom....





0 Comentários